Ao transformar um texto narrativo em dissertativo, converta a narrativa de uma ótica descritiva para reflexiva e dissertativa, dividindo o texto em início, desenvolvimento e conclusão, introduzindo seus argumentos e visão acerca do tema.
Existem dois tipos de textos dissertativos: o expositivo e o argumentativo.
Dissertar é, por meio da organização de palavras, frases e textos, apresentar ideias, desenvolver raciocínio, analisar contextos, dados e fatos. ... Há uma estrutura consagrada para a organização desse tipo de texto. Consiste em organizar o material obtido em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
Explicando de forma simples, é quando o autor comunica e defende sua opinião em relação à qualquer coisa. Para escrever este tipo de texto, o autor deve primeiro ter conhecimento e propriedade suficiente sobre o tema e fazer uma reflexão honesta e aprofundada se este realmente será possível de dissertar.
Estrutura: introdução, desenvolvimento, conclusão
Vá por partes: depois de ler/ver/ouvir o objecto da sua análise, interprete-o para si próprio; divida o objecto da análise em partes temáticas; dê um título a cada uma delas; relacione as ideias principais, expressas em cada parte; pense no assunto sobre o qual recai a sua análise; leia alguma bibliografia e tome nota ...