1) Cúrcuma e Pimenta do Reino E para isso precisa da piperina, encontrada na pimenta do reino, para potencializar sua absorção em mais de 1000x. Além disso, a melhor proporção para esse efeito é 3:1 (a cada 3 medidas de cúrcuma, uma de pimenta do reino).
Para aumentar esses benefícios, consuma com pimenta preta. O tempero carrega luteína, que aumenta a absorção da curcumina no organismo. No café, você pode colocar uma rodela do rizoma de açafrão, que é bastante parecido com o gengibre na aparência, e uma pitada da pimenta.
Efeitos colaterais do açafrão
O açafrão e a canela, por exemplo, rendem saúde e juventude. O médico e pesquisador americano Nicholas Perricone estudou dois desses temperos e garante que algumas pitadas de açafrão numa receita produzem efeitos antioxidantes e antiinflamatórios - o que ajudaria a retardar o envelhecimento.
Com o que combina: picante, a cúrcuma intensifica o sabor de molhos, carne vermelha, frango, peixes, vários tipos de arroz, sopas e legumes e verduras cozidos. Com o que não combina: mantenha o açafrão longe dos doces. E, em receitas de sabor mais leve, coloque no máximo uma pitadinha, dependendo de suas preferências.
Tem sido usado para aliviar náuseas, dores de cabeça, má digestão e dores de garganta. Assim como a cúrcuma deve suas propriedades saudáveis à curcumina, a pimenta-do-reino recebe seus benefícios para a saúde e seu sabor pungente de um composto alcaloide natural chamado piperina.
Benefícios da pimenta do reino para a saúde Um dos mais conhecidos é o auxílio no sistema digestivo e na absorção dos nutrientes. Assim, ajuda a evitar azia e prisão de ventre. Ela também atua como um termogênico natural, acelerando o metabolismo e a queima de calorias.
A Cúrcuma é um potente anti-inflamatório e antioxidante,utilizado para reduzir dores das doenças reumáticas (artrite reumatóide), e a Piperina é um digestivo e tem a função de ativar o metabolismo. Melhora a digestão, estimulando as secreções do estômago. Possui efeito anti-flatulência e ação antioxidante.
A piperina é um alcaloide extraído das sementes de Piper nigrum (pimenta-preta). Age como estimulante natural e influencia na absorção de selênio, vitamina B e b-caroteno. Atualmente vem sendo empregada no tratamento de atletas e idosos com intuito de proporcionar maior absorção de nutrientes.
A Piperina é extraída da Pimenta Preta é ideal para quem quer melhorar os níveis de vitaminas no corpo, melhorar a digestão. As substâncias da pimenta (capsaicina e piperina) melhoram a digestão, estimulando as secreções do estômago.
Cúrcuma com pimenta preta é melhor absorvido com gorduras. Mais um motivo para temperar sua salada e comer no almoço, por exemplo. Uma outra ideia é tomar um copo de água misturado com cúrcuma com pimenta preta e meio limão. É claro que o gosto não é dos melhores, mas os benefícios são imensos!
Curcumina no açafrão e piperina na pimenta preta melhoram a saúde devido às suas qualidades anti-inflamatórias, antioxidantes e combate a doenças. A piperina encontrada na pimenta preta aumenta a absorção da curcumina, tornando-a mais prontamente disponível para ser usada pelo seu corpo.
Ferva a água e de seguida adicione a cúrcuma. Pode experimente adicionar ainda uma colher de gengibre ralado, mel ou um limão espremido. Deixe ao lume entre cinco a 10 minutos, desligue o fogo, abafe por alguns minutos e depois coe a mistura. Espere que arrefeça e desfrute.
Use o tempero em pó à vontade em sopas, pães, bolos, biscoitos, omeletes, tapiocas, e também em aves, carnes e cozidos, legumes, arroz, feijão, ervilha, etc. A versão em pó também pode ser utilizada em sucos. Por ser um pó, não é bom consumir o açafrão a seco, polvilhado na salada, por exemplo.
Chá de açafrão Açafrão diminui a pressão sanguínea, a segunda causa principal de doença renal. Visto ele melhora a função hepática, beber chá de açafrão é um excelente limpador renal. Cada um destes limpadores renais naturais também traz outros benefícios para a saúde.