Citologia é o ramo da biologia que estuda as células, suas funções e sua importância na constituição dos seres vivos.
Como é possível estudar estruturas tão pequenas como as células? Por causa do seu tamanho, as células devem ser estudadas por meio de técnicas e instrumentos, como o microscopio de luz ou óptico. Esse tipo de microscopio possui várias lentes de aumento e assim possibilita a ampliação da imagem da célula.
Citologia
As células foram descobertas entre 1663 e 1665 pelo inglês Robert Hooke. Ao examinar em um microscópio rudimentar, uma fatia de cortiça, verificou que ela era constituída por cavidades poliédricas, às quais chamou de células (do latim "cella", pequena cavidade).
A teoria celular é composta, portanto, pelas ideias de Schwann, Schleiden e Virchow e baseia-se em três ideias básicas:
A teoria celular é um estudo da biologia que surgiu no século XIX e, com base nela, os seres vivos são formados por células. Os cientistas Mathias Scheiden e Theodor Schwann foram os responsáveis pelo desenvolvimento dessa pesquisa.
A sequência correta dos níveis de organização dos seres vivos é: Átomos (IV), Moléculas (III), Células (VII), Tecidos (V), Órgãos (VI), Sistemas (II) e Organismo (I).
Organização entre indivíduos População: é o conjunto de organismos da mesma espécie que habitam, ao mesmo tempo, um mesmo local do Globo, de forma que interajam entre si. ... Biosfera: conjunto dos ecossistemas presentes no Planeta Terra, onde se encontra e se abriga formas de vida.
Estudo das reações químicas e biológicas dentro das células Estima-se que 98% dos elementos químicos que compõem os seres vivos são de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre.
A Bioquímica é a parte da Biologia que se preocupa com os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos. A Bioquímica é a parte da Biologia responsável pelo estudo das estruturas, da organização e das transformações moleculares que ocorrem na célula.
Órgão: formação composta pelo conjunto de dois ou mais tecidos. ... Sistema: conjunto de órgãos que interagem e desempenham uma determinada função. Exemplos: sistema cardiovascular, sistema digestório, sistema urinário e sistema endócrino. Organismo: forma individual de um ser vivo.
Quando há um conjunto de células realizando a mesma função e com características semelhantes, ocorre a formação de um tecido.
Os níveis de organização em Ecologia são, basicamente, a população, a comunidade, o ecossistema e a biosfera.
Vale destacar que esse nível de organização não é formado apenas pelos animais, as plantas e outros organismos que vivem nesse local também fazem parte dele. ... Assim sendo, podemos resumir esse nível de organização como a relação entre os fatores bióticos e abióticos de uma área.
Como exemplos de procariontes têm-se as bactérias e cianobactérias. Mais tarde, a partir dos procariontes anaeróbios ancestrais (sem parede celular), surgiram células mais complexas, com membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Estas são chamadas de células eucarióticas (organismos eucariontes ou eucariotos).
A ordem correta é: população → comunidade → ecossistema → biosfera. A população é um grupo de indivíduos da mesma espécie (nível mais restrito), e a biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra (grupo mais amplo).
Os componentes bióticos de um ecossistema são os seres vivos, como as plantas, animais e micro-organismos. Podemos dividir esses componentes em dois grupos principais: os organismos autotróficos e os heterotróficos.