A ranitidina diminui a acidez do estômago, mas não é a mais eficaz. "Em termos de potência, poderíamos substituir a ranitidina por famotidina ou cimetidina, que não estão com lotes contaminados. Se você quiser um efeito um pouco mais potente, deve ser usada a classe dos omeprazóis" recomenda Tomás Navarro.
A N-nitrosodimetilamina (NDMA), provável agente cancerígeno humano, foi detectada no fármaco Ranitidina (bloqueador dos receptores H2 da histamina) importado da Índia, levando à determinação de suspensão de sua comercialização pela ANVISA.
- Lotes: 0X0344, 1C2696, 1C2695, 1D9560, 1F3745, 1G7278 e 1G7279 (15 MG/ML XPE CT FR PLAS AMB X 120 ML + COP), da Nova Química Farmacêutica. Não é a primeira vez que lotes do medicamento Ranitidina são recolhidos por empresas farmacêuticas por esse mesmo motivo.
Cloridrato de Ranitidina é indicado para: Tratamento de úlceras gástricas ou duodenais; Tratamento da esofagite por refluxo gastroesofágico e suas manifestações associadas; Prevenção de úlceras causadas por estresse em pacientes graves.
Situações em que a cimetidina é indicada: para tratar úlceras no estômago e intestino; para tratar e prevenir sangramentos das úlceras; em situações onde muito ácido é produzido no estômago, podendo ocorrer sangramento; para tratar azia ou outras condições causadas pelo excesso de ácido no estômago; antes de uma ...
Mecanismo de Ação: Cimetidina inibe competitivamente a ação da histamina nos receptores H2 das células parietais, reduzindo a secreção ácida gástrica durante o dia e em condições basais noturnas, mesmo quando estimulada por alimentos, insulina, aminoácidos, histamina ou pentagastrina.
Para pacientes com úlcera gástrica benigna ou duodenal, recomenda-se uma dose diária única de 800 mg ao deitar. Alternativamente, a dose usual é de 400 mg duas vezes ao dia, no café da manhã e ao deitar. Outros esquemas posológicos eficazes são de 200 mg três vezes ao dia, às refeições, e 400 mg ao deitar (1,0 g/dia).
Reações comuns (>1/100 e 9). Não é necessário ajuste de dose para pacientes com insuficiência hepática leve (Child-Pugh 5 a 6). Domperidona comprimido não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Pode sim. Sem problemas. Inclusive é uma associação comum no tratamento de algumas doenças como Doença do Refluxo.
Estudo mostra que uso frequente de antiácidos como Omeprazol, Pantoprazol e lansoprazol dobra risco de câncer de estômago.
O pantoprazol pode ser usado por tempo prolongado desde que indicado por um médico e acompanhado, pois como qualquer outro medicamento ele não é isento de efeitos colaterais.
Um estudo da Universidade de Hong Kong e da University College London mostrou que o uso prolongado de inibidores de bomba de próton (IBP), como Omeprazol e Pantoprazol, podem aumentar 2,4 vezes o risco de desenvolver câncer de estômago.