Desde 2016, a única forma de acesso é pelo Enem.
A faculdade UFRJ apresenta nota de corte média de 725.
Assim como no ProUni, há algumas exigências de renda, escolaridade e desempenho no Enem (nota geral acima de 450 e acima de zero na redação). Em Medicina, a nota de corte média é de 754,78 pontos, com máximo de 831 e mínimo de 720.
Para concorrer, basta ter feito o Enem mais recente e ter obtido nota maior do que zero na redação. O SiSu é um dos processos mais desafiadores em termos de nota do Enem. A média de nota para ser conseguir uma vaga em universidade pública de Medicina é de aproximadamente 850 no Enem.
Para quem quer Medicina, é fundamental focar nas 45 questões da área de naturais, formada por Biologia, Química e Física. Além disso, dar atenção para a redação é fundamental, visando médias entre 900 e 1000 pontos.
Como ingressar no curso de Medicina
Foque em Matemática e Ciências da Natureza Ciências da Natureza (que compreende Química, Física e Biologia) também englobam disciplinas muito importantes e valorizadas no vestibular. Quem estuda para Medicina sozinho deve ter em mente que verá esses temas durante todo o curso. Então, é preciso focar nisso!
O vestibular de medicina difícil Entre os motivos para essa concorrência tão acirrada está a quantidade de alunos que todos os anos lutam por uma vaga. Além disso, o MEC proibiu as instituições de ensino de ampliarem as vagas nas graduações de medicina e criarem novos cursos na área.
Aprenda como estudar para Medicina sozinho
A preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o vestibular não é fácil. É necessário dedicar muito tempo e recursos para conseguir estudar todo o conteúdo, praticar, fazer simulados, revisões, entre outras coisas.
Resumo – Como Passar em Medicina Sem Se Matar Estudando!
Tanta dedicação deu resultado. Em apenas 6 meses de estudo, ele conseguiu o que a maioria leva de 2 a 3 anos para conseguir: passar em medicina. E se não bastasse um, ele foi aprovado em 6 faculdades.
Todo mundo sabe que não é fácil passar em Medicina por conta da alta concorrência. Tanto que, muitos estudantes prestam o vestibular mais de uma vez até passar. Há inclusive quem acredite ser preciso fazer o exame duas, três ou mais vezes para conseguir uma vaga. Mas é possível, sim, passar de primeira.
A verdade é que, no vestibular da Fuvest, apenas cerca de 30% dos aprovados não se preparam com o apoio de cursinhos pré-vestibulares. Isso não significa que é impossível chegar lá, mas sim que é bem mais difícil. Porém, são os estudantes de cursos preparatórios que quase sempre estão no topo da lista de aprovados.
Os primeiros passos para passar em concursos sem cursinho