O crucifixo inverso é um exercício que além de proporcionar um trabalho mais completo a uma região do deltoide muitas vezes esquecida, também trabalha músculos que são importantes para a manutenção de uma boa postura.
Este exercício trabalha os deltóides, principalmente o feixe posterior. Deve ser observado que, no final do movimento, no momento da aproximação das escapulas, são solicitados o trapézio (porções média e inferior) e o rombóide.
Empurre os halteres diretamente acima do peito com os cotovelos levemente dobrados, mantendo os pulsos retos. Inspire e abaixe lentamente os halteres em direção ao chão, na altura dos ombros, mantendo uma circularidade suave com os braços (pense: abraçar uma árvore). Pare quando as costas dos braços tocarem o tapete.
Vai depender do contexto do treino e de outros exercícios que vão estar presente. O avanço pode substituir ou ser substituído pelo agachamento búlgaro, o próprio agachamento convencional, Hack machine e até o leg press.
Dobre seu tronco e flexione os joelhos levemente para baixar os halteres ao longo das pernas. Pare quando o tronco ficar paralelo ao solo. Volte até ficar em pé, e lembre-se de manter os halteres próximos ao corpo. Estenda totalmente os quadris e os joelhos, contraindo os glúteos ao chegar ao topo.