50 cm x 50 cm
A caixa de esgoto, também conhecida como caixa de inspeção de esgoto, é um dos componentes do sistema coletor de esgoto sanitário em residências. ... O posicionamento desses itens varia de acordo com a disposição da tubulação do esgoto na parte interna, com os declives do terreno e as mudanças de direção.
Recomenda-se colocar uma caixa de inspeção pouco antes dos despejos nos sistemas individuais de tratamento (fossa, filtro e sumidouro). Assim, caso a rede coletora de esgoto passe a atender aquele local, pode-se isolar o sistema antigo e, a partir dali, ligar ao sistema coletor público.
Condições mínimas para a caixa de gordura especial
As caixas de gordura são dimensionadas levando-se em consideração o numero de refeições diárias e o local da sua utilização, conforme fórmula V= (2xN) + 20, onde N é o número de pessoas servidas pela cozinha e V = é o volume em litros, segue exemplo.
Ramais e colunas de ventilação que interligam os ramais de descarga ou de esgoto à ventilação primária; Ramais que são prolongados acima da cobertura; Ou dispositivos de admissão de ar devidamente posicionados no sistema (figura abaixo).
Ramal de ventilação – tubulação que interliga o desconector, ou ramal de descarga, ou ramal de esgoto de um ou mais aparelhos sanitários a uma coluna de ventilação ou a um tubo ventilador primário.
Para notar o problema é preciso checar o reservatório de tempos em tempos. Caso algum defeito seja encontrado, é necessário instalar uma nova boia. Para isso, feche o registro que alimenta a caixa-d'água e abra as torneiras ou dê descargas para reduzir o nível da água.
Retire a conexão entre o cano da parede e o tubo ligado ao vaso (é só desenroscar o tubo ligado ao cano) até que a água comece a jorrar. Não se esqueça de colocar um balde próximo à parede para receber a água e evitar molhar o piso. Deixe a água sair até que esteja um fluxo bem forte, e então feche novamente a conexão.
Isso ocorre quando o ar nos canos não está sendo movido pela água quente. Pegue um pedaço de mangueira de jardim (cerca de 30 cm) e fita adesiva. Use a fita adesiva e a mangueira para conectar a torneira de água fria na de água quente.
Pressurizador com fluxostato – mais comum em residências que têm a caixa d'água suspensa, mas numa altura que não favorece a pressão, volume e velocidade. Toda vez que algum ponto hidráulico da casa for ligado e a água passar a circular o pressurizar liga para aumentar a pressão da casa.
O pressurizador de água é semelhante a uma bomba que aumenta a pressão da água, proporcionando uma maior vazão durante o banho. Você pode fazer a instalação na saída de água da rede, aumentando a pressão também nos demais pontos de consumo ou então apenas no chuveiro.
Esse sistema mantém a pressão constante na rede hidráulica durante todo o tempo, havendo ou não o consumo. Dessa forma, sempre que houver queda da pressão, o sistema é acionado até atingir a vazão ideal, e se desliga automaticamente quando a pressão é restabelecida.
Se você vai colocar próximo a caixa d'água, a caixa deve estar abaixo ou no mesmo nível da bomba. Se você vai colocar para abastecer uma máquina de lavar roupa, o pressurizador de água de fluxostato deve ficar acima da tubulação de água da máquina. Ela não funciona se ficar abaixo da rede de abastecimento de água.
As válvulas redutoras de pressão são dispositivos mecânicos que, com a passagem da água, reduzem a pressão através de uma perda de carga. Quando não há consumo a válvula se fecha, fazendo com que a pressão excessiva não passe para a tubulação a jusante.
Por exemplo, se o equipamento sobe a temperatura em 30 graus Celsius e a água entrar a 10°C, o banho será a 40°C. Já se a água estiver a 20°C, atingirá 50°C. Por isso os chuveiros têm a opção de inverno/verão ou quente/morno.