A transmissão da Febre Maculosa, em seres humanos, é basicamente por meio da picada do carrapato infectado pela bactéria causadora da doença. Os carrapatos permanecem infectados durante toda a vida, em geral de 18 a 36 meses. Ao picar e se alimentar do sangue, o carrapato transmite a bactéria por meio da saliva.
Porque esta doença é transmitida por carrapatos . Para haver transmissão da doença, o carrapato-estrela precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele da pessoa. Por isso, parece que os mais jovens são vetores mais perigosos, por serem pequenininhos e mais difíceis de serem localizados.
Existem espécies a partir de 0,25 mm de diâmetro. Vivem em touceiras, capim, no chão,em climas úmidos ou secos. Os carrapatos geralmente têm a forma oval e quando em jejum são planos no sentido dorso-ventral, porém após se alimentarem ficam convexos e até esféricos.
Marisa, o carrapato pode sobreviver em qualquer fase do seu ciclo de vida, que dura em torno de 60 a 90 dias. O controle destes parasitas nos pets pode ser feito com o NEOPet ou a com coleira Leevre.
Os carrapatos possuem ciclo de vida que inclui as fases de: ovo - larva - ninfa e adulto. Após ingerir sangue de um hospedeiro, a fêmea se desprende do mesmo e deposita milhares de ovos, geralmente no ambiente, morrendo em seguida.
Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar.
Desta forma, se você perguntar quanto tempo leva um carrapato para engordar ou se encher de sangue, a resposta é de uma a duas semanas, experimentando durante esse tempo um crescimento que pode multiplicar até mesmo por quatro o seu tamanho.
Cada fêmea de carrapato pode colocar entre 200 e 300 ovos por dia. 95% dos insetos está no ambiente, que deve ser tratado, diz veterinária.
Todos esses quatro estágios se formam no ambiente: os ovos são colocados pela fêmea dos carrapatos em pequenas frestas e buracos na parede, acima do chão. Desses ovos nascem as larvas, que saem desses abrigos e procuram imediatamente o cão para se fixar e se alimentar de sangue.
É importante notar que geralmente os ninhos do carrapato ficam próximos de onde o cachorro dorme. Para encontrar os ninhos, procure em locais elevados próximos à casinha do seu cachorro. Também faça a busca em horários mais frescos do dia, pois é quando os carrapatos estarão em movimento.
O carrapato em cães é um parasita artrópode, que pode viver tanto no ambiente, quanto na pele do hospedeiro – nossos pets – na qual ele se alimenta do sangue do animal. Embora seja mais comum falar desse tipo de doença em cães, os gatos também estão sujeitos a esse problema.
Confira quais são a seguir.
Como acabar com carrapatos em cachorro
Usando uma pinça, agarre o carrapato o mais próximo possível da pele do seu cão, sem machucá-lo. Em seguida, retire o carrapato com um movimento rápido. Verifique o local depois para garantir que nenhum outro pedaço do carrapato permaneça ali, pois isso também pode causar uma infecção.
Colocar o carrapato em álcool ou água fervente é uma boa opção para acabar com o problema, Higienize a área infectada: depois de retirar o carrapato do cachorro, é necessário desinfetar a área da mordida. Um antisséptico para pets é a opção mais indicada.
Lave completamente o animal para remover o shampoo. Após isso, lave uma vez com uma solução de vinagre de maçã e água. O vinagre de maçã faz com que a pele do cão fique desagradável para carrapatos. Além disso, o vinagre de maçã pode ser adicionado à água do seu cão (use duas colheres de sopa para uma tigela de água).