Quais Os 3 Tipos De Receptores Sensoriais?

Quais os 3 tipos de receptores sensoriais

Sinta-se à vontade para fazer suas perguntas ou participar das discussões em andamento. Nossa equipe de especialistas, assim como outros leitores, estará ativa no fórum para interagir com você e fornecer respostas perspicazes. Lembre-se, compartilhar seus pensamentos não apenas ajuda você a obter uma compreensão mais profunda, mas também contribui para o crescimento e aprendizado da comunidade. Estamos ansiosos para ouvir de você e promover uma discussão enriquecedora. Obrigado por fazer parte da nossa jornada!

A doença dos olhos glaucoma, caracterizada pela degeneração do nervo óptico, é a principal causa de cegueira em todo o mundo. Muitas pessoas associam o glaucoma com aumento da pressão intraocular (dentro do bulbo do olho). Contudo, os cientistas descobriram que o aumento da pressão é apenas um fator de risco para a doença.

Quer participar da conversa?

Cada olho apresenta basicamente uma câmara escura, uma camada de células receptoras sensoriais, um sistema de lentes para focalizar a imagem e um sistema de células para iniciar o processamento dos estímulos e enviá-los ao córtex cerebral. O olho é constituído por três túnicas dispostas concentricamente:

Receptores do sistema sensorial variam amplamente em complexidade, desde terminações ramificadas de um neurônio sensorial único até células complexas extremamente organizadas, como os fotorreceptores. Os receptores mais simples são terminações nervosas não encapsuladas (“livres”).

A superfície externa da esclera apresenta-se envolta por uma camada de tecido conjuntivo denso – a cápsula de Tenon – à qual se prende por um sistema muito frouxo de finas fibras colágenas que correm dentro de um espaço chamado espaço de Tenon. Graças a essa disposição, o globo ocular pode sofrer movimentos de rotação em todas as direções.

Nossa missão é fornecer anotações gratuitas relacionadas à biologia para qualquer pessoa, em qualquer lugar.

Nossa missão é fornecer anotações gratuitas relacionadas à biologia para qualquer pessoa, em qualquer lugar.

No seu sexto anterior, a túnica fibrosa apresenta-se transparente e recebe o nome de córnea. Distinguem-se cinco regiões: epitélio corneano anterior, membrana de bowman, estroma, membrana de descemet e epitélio posterior ou endotélio da córnea.

Os neurônios são formados pelo corpo celular ou pericário, que contém o núcleo e do qual partem prolongamentos. Em geral, o volume total dos prolongamentos de um neurônio é maior do que o volume do corpo celular.

Neurotransmissores convencionais e não convencionais

Um número significativo de pessoas com glaucoma tem pressão intraocular normal. Além disso, nem todos que têm pressão intraocular elevada desenvolvem glaucoma. Muitos casos de pressão elevada no olho estão associados ao excesso de humor aquoso. Que consiste em um líquido que é secretado pelo epitélio ciliar próximo à lente.

O humor aquoso é um líquido com baixa concentração de proteínas, similar ao plasma, que sustenta a córnea e a lente. Ele também leva nutrientes e remove resíduos da camada epitelial da córnea, que não tem suprimento sanguíneo. Já o humor vítreo é uma matriz clara gelatinosa que preenche o corpo vítreo ajudando a manter a forma do bulbo do olho.

Livros

Livros

Em geral, o líquido é drenado para fora, pelo seio venoso da esclera (canal de Schlemm), na câmara anterior do bulbo do olho. Mas se este fluxo é bloqueado, o humor aquoso acumula, causando aumento da pressão dentro do olho. Os tratamentos para diminuir a pressão intraocular incluem o uso de fármacos que inibem a produção de humor aquoso e cirurgia para reabrir o seio venoso da esclera.

Por exemplo, o mesencéfalo recebe informação visual e o bulbo recebe aferências geradas a partir dos sons e do gosto. As informações do equilíbrio são processadas principalmente no cerebelo. Estas vias, junto àquelas que levam informações do sistema somatossensorial, projetam-se ao tálamo, o qual atua como uma estação de retransmissão e processamento antes que a informação seja repassada ao cérebro.

Neurotransmissores convencionais

Em muitos receptores, a abertura ou fechamento de canais iônicos converte a energia mecânica, química, térmica ou luminosa diretamente em uma mudança no potencial de membrana. Esse processo de mudança no potencial de membrana se relaciona com alguns mecanismos de transdução sensorial através da transdução do sinal e sistemas de segundos mensageiros.

O receptor é um transdutor, o qual converte o estímulo em um sinal intracelular, que normalmente é uma mudança no potencial de membrana. Se o estímulo produz uma mudança que atinge o limiar, são gerados potenciais de ação que são transmitidos de um neurônio sensorial até o sistema nervoso central (SNC), onde os sinais de entrada são integrados. Alguns estímulos chegam ao córtex cerebral, onde geram a percepção consciente, porém, outros agem inconscientemente.

Os olhos são órgãos fotossensíveis complexos que alcançaram alto grau de evolução, possibilitando uma análise minuciosa quanto a forma dos objetos, sua cor e a intensidade de luz refletida.

Pontos Principais:

Os neurônios são células nervosas responsáveis pela recepção, transmissão e processamento de estímulos. Além disso, influenciam diversas atividades do organismo e liberam os neurotransmissores e outras moléculas informacionais.

Apresenta-se opaca e esbranquiçada nos seus 5/6 posteriores. Esta região é denominada esclera. É formada por tecido conjuntivo rico em fibras colágenas que se entrecruzam e seguem, de modo geral, direções paralelas à superfície do olho.

A fisiologia dos órgãos sensoriais envolve o estudo dos processos biológicos e mecanismos pelos quais os órgãos do nosso corpo percebem os estímulos sensoriais, como visão, audição, olfato, paladar e tato.

Fisiologia

Além desses envoltórios, o olho apresenta o cristalino ou lente, uma estrutura biconvexa transparente que é mantida em posição graças a um ligamento circular, a zônula ciliar, que se insere sobre um espessamento da camada média, o corpo ciliar. Em frente ao cristalino há uma expansão pigmentada e opaca da camada média, que o recobre em parte, a íris.

Assim como os elementos sensoriais da orelha, o olho é protegido por uma cavidade óssea, a órbita. A órbita é formada pelos ossos cranianos da face. As estruturas acessórias associadas ao olho incluem seis músculos extrínsecos, que são músculos esqueléticos que se fixam a superfície externa do bulbo do olho (globo ocular) e controlam os movimentos oculares. Os nervos cranianos III, IV e VI inervam estes músculos.

Como os receptores podem ser classificados?

De acordo com a natureza do estímulo captado, os receptores podem ser classificados em quatro tipos básicos: Quimiorreceptores: São receptores que captam estímulos químicos. ... Mecanorreceptores: São receptores que captam estímulos mecânicos, como a compressão ou o estiramento da pele e de órgãos internos.

O que são receptores e quais seus tipos descreva os?

Os receptores são proteínas ou glicoproteínas presentes na membrana plasmática, na membrana das organelas ou no citosol celular, que unem especificamente outras substâncias químicas chamadas moléculas sinalizadoras, como os hormônios e os neurotransmissores.

Quais são os receptores sensoriais da pele?

Podemos encontrar três tipos de receptores na pele: os corpúsculos de Pacini ou de Vater-Pacini; os corpúsculos de Meissner e os discos de Merkel. Os corpúsculos de Pacini são especializados em captar estímulos vibráteis e táteis.

O que são receptores cutâneos?

A pele é nosso maior órgão sensorial. Recebe, a todo instante, diversos tipos de estímulos, que são enviados ao encéfalo. Distribuídos de maneira abundante na pele e nas mucosas, os receptores cutâneos apresentam-se como pontos de sensibilidade que funcionam como receptores de impressões. ...

Qual a importância dos receptores cutâneos?

Resposta: Essas terminações nervosas ou receptores cutâneos são especializados na recepção de estímulos específicos. Não obstante, alguns podem captar estímulos de natureza distinta. Cada receptor tem um axônio e, com exceção das terminações nervosas livres, todos eles estão associados a tecidos não-neurais.

O que é sentido Somestesico?

Sentindo o mundo através da somestesia: o tato Ter a sensibilidade (= aesthesia) sobre as diferentes partes do corpo (= soma) significa estar dotado do sentido chamado somestesia. Esse sentido tem receptores sensoriais distribuídos não só na cabeça mas em todas as partes do corpo.

O que é via sensorial?

O sistema sensorial é um conjunto de órgãos dotados de células especiais chamadas de receptores. Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central.

Qual o papel da via Aferente periférica de exemplos?

As vias aferentes acessam a coluna espinal através dos gânglios sensitivos dorsais e conduzem à medula ou tronco encefálico impulsos originados nos receptores que estão na superfície (pele) ou no interior (vísceras, músculos e tendões) e trazem as informações de fora para dentro, um exemplo disso vemos ao colocarmos a ...