2 – As fundações da ponte foram construídas com a ajuda de ilhas flutuantes, que levavam os equipamentos de perfuração do leito oceânico. As grandes perfuratrizes trabalhavam dentro de tubos que as protegiam da água do mar.
seis anos
O governo da Bahia ainda informou que a ponte Salvador-Itaparica contará com duas pistas, cada uma delas com duas faixas e acostamento, e ainda com um trecho estaiado de 860 metros. ... A construção da ponte encurtará o tempo de deslocamento em cerca de 100 km.
Com expectativa de atingir um fluxo de 28 mil veículos por dia já no início da operação, a ponte, em Salvador, será acessada na região de Água de Meninos. Na Ilha de Itaparica, a cabeceira do equipamento ficará na região da Gameleira.
A construção da ponte deve ter cerca de 7 mil funcionários e é possível começar entre setembro e outubro deste ano. Não começa antes, pois aguardamos o início da vacinação contra a Covid-19", afirmou o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico.
A previsão para o início dos trabalhos é outubro de 2021, quando Leão acredita que o estado já terá grande parte da sua população imunizada contra o novo coronavírus. Segundo ele, para trabalhar nas obras da ponte Salvador-Itaparica, o operário será obrigado a apresentar uma comprovação de que foi imunizado.
De barco (chamados "lancha") O embarque é feito no Terminal Marítimo, em frente ao Mercado Modelo, rumo à Mar Grande. A viagem dura 20 minutos. Pedestres também podem embarcar nos ferryboats de automóveis que partem do Terminal de São Joaquim rumo ao Terminal de Bom Despacho. A viagem dura cerca de 45 minutos.
Como é feita a fundação submersa - Passo-a-passo: