O acetábulo, ou cavidade cotiloideia (em latim: Acetabulum) é uma depressão na pelve, formando uma superfície côncava. A cabeça do fémur articula-se com a pelve no acetábulo, constituindo a articulação coxo-femural, vulgarmente conhecida como anca em Portugal, ou como quadril no Brasil.
A cabeça do fêmur, extremidade do osso longo da coxa, se encaixa na cavidade acetabular do osso pélvico.
O fêmur articula-se com o osso do quadril (acetábulo) pela epífise ou extremidade proximal e com a tíbia pela extremidade distal. Na extremidade ou epífise proximal, observamos a cabeça do fêmur. Esta é esferóide e se encaixa no acetábulo do osso do quadril.
A clavícula forma a porção ventral da cintura escapular. É um osso longo curvado como um “S” itálico, situado quase que horizontalmente logo acima da primeira costela. Articula-se medialmente com o manúbrio do esterno e lateralmente com o acrômio da escápula.
Você sabia que o menor osso do corpo humano está localizado dentro do ouvido? Junto com a bigorna e o martelo, o estribo forma o conjunto de ossos responsável pela audição humana, os famosos e popularmente conhecidos como “ossinhos” do ouvido. O estribo chega a ser tão pequeno, que mede entre 2,5 e 3 milímetros.
Dor na pelve (bacia) Algumas vezes o incomodo parece estar acima do quadril, quase já no tronco. Caso seja na parte de trás da pelve, é provável que seja uma inflamação no ventre muscular do glúteo médio. Já se a dor for na região lateral, pode ser algo relacionado aos músculos abdominais ou origem da banda iliotibial.
O que é lombalgia? É quando uma pessoa tem dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. É também conhecida como "lumbago", "dor nas costas", "dor nos rins" ou "dor nos quartos". Não é uma doença.
Entre as causas comuns de dor no quadril, estão a tendinite, bursite, inflamação do nervo ciático, artrite, artrose, luxações e fraturas.
2) Bursite trocantérica O problema é que se tendão ficar muito tenso, ele pode inflamar a bursa e gerar a bursite. Devido ao formato da bacia, assim como na tendinite, as mulheres também são as mais acometidas pela doença.
O que fazer: aplicar compressas quentes na região lateral do quadril e fazer exercícios de alongamento como deitar no chão e elevar o quadril podem ajudar a aliviar a dor. No entanto, também é aconselhado consultar um ortopedista, já que pode ser indicado tomar anti-inflamatórios e fazer sessões de fisioterapia.