Entre o portal MeuINSS (https://meu.inss.gov.br) Clique em "login" e em seguida em "Cadastrar" Preencha os seus dados e responda as perguntas sobre as contribuições. Copie a senha provisória e faça login novamente com essa senha e seu CPF.
Para acessá-lo, tanto pelo site quanto pelo app, basta seguir esse passo a passo:
Após a senha o painel do "Meu INSS" estará aberto. Para obter o Extrato do CNIS selecione a opção destacada em laranja. Abrirá o extrato de vínculos e contribuições do CNIS. Para salvar no seu computador selecione a opção "BAIXAR PDF" no canto inferior direito da tela.
No Direito Previdenciário é mais comum chamarmos o CNIS de Extrato Previdenciário ou Extrato CNIS. Desse modo, o CNIS é uma espécie de banco de dados trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores brasileiros e foi criado pelo Governo Federal em 1989.
O Número de Inscrição do Trabalhador (NIT) é um cadastro do Governo Federal, voltado para o trabalhador autônomo. O registro permite que os profissionais dessa categoria possam contribuir para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ter acesso aos benefícios previdenciários.
É óbvio que é de SUMA IMPORTÂNCIA que o consulente obtenha a unificação dos NITs. Pois, se não o fizer terá o cadastro em duplicidade e o tempo de contribuição separado. Vá até uma agência do INSS (agende antes o atendimento via internet), leve os documentos que comprovam a duplicidade para pedir a unificação.
Confira a seguir o passo a passo:
Cadastramento em lote Por fim, também através do site Conectividade Social é possível solicitar o cadastramento em lote para quem tem mais de um funcionário para cadastrar e gerar o número do PIS. Portanto, você tem que gerar um arquivo no layout padrão da Caixa, seguindo as instruções da Caixa.
Baixe e instale o aplicativo Caixa Trabalhador no celular. Insira o número do NIS e toque em “Acessar”. Não é preciso ter um cadastro prévio no serviço do Governo Federal para consultar a disponibilidade do benefício.