crossorigin="anonymous">
O movimento artístico que chamamos “Renascimento” nasceu na Itália, em Florença, nas primeiras décadas do século XV. Tais formas provem de duas principais fontes: a reutilização, após um intervalo de quase um milênio, das formas características da arte clássica – arte grega e arte romana. ...
O chiaroscuro (palavra italiana para “luz e sombra” ou, mais literalmente, “claro-escuro”) é uma das estratégias inovadoras da pintura renascentista do século XV, junto ao sfumato, cangiante e unione. ... O chiaroscuro tenta representar, no desenho e na pintura, sombras mais definidas, simulando o volume.
Lastman havia estudado na Itália e foi ele que apresentou o jovem Rembrandt ao chiaroscuro (claro-escuro em italiano). Essa técnica, inventada pelo pintor italiano Caravaggio e usada por Rembrandt em toda a sua obra, usa a luz e a sombra para criar um efeito dramático.
O uso da técnica do chiaroscuro é uma característica bem conhecida da arte barroca. Essa técnica se refere à interação entre a luz e a escuridão e é frequentemente usada em pinturas de cenas pouco iluminadas para produzir uma atmosfera dramática de alto contraste.