Somente no século XV (1401-1500) houve a autorização para realizar as primeiras dissecações, os corpos escolhidos eram de criminosos condenados à morte. Mas não era o bastante, alguns médicos realizavam aventuras como aguardar a execução de uma pessoa para logo em seguida roubar seus corpos.
A história da medicina teve início há milhares de anos, com origem em rituais e magias que tinham como objetivo afastar as doenças. A arte de curar (significado por trás da palavra medicina) é, portanto, uma prática antiga, mas que está em constante evolução.
A Idade Média, uma era de pestilências, não trouxe contribuições apreciáveis para o desenvolvi mento da saúde pública. Nessa fase surgiram os primeiros hospitais, mas esses eram estabelecimentos destinados sobretudo à caridade e não à cura dos doentes.
A atividade médica surgiu há milhares de anos. No Egito Antigo já eram realizadas cirurgias bastante complexas. Mas foi na Grécia Antiga que a medicina se desenvolveu, onde surgiram as primeiras técnicas na arte de identificar os sintomas das doenças. Também na Grécia nasceu Hipócrates, considerado o Pai da Medicina.
A utilização de vegetais com propriedades medicinais no Brasil tem origem na cultura indígena, negra e dos imigrantes europeus, representando por muito tempo a principal forma de cura ou tratamento de doenças.
A novidade no século XVIII foi a constituição de uma medicina hospitalar, terapêutica. Essa transformação da medicina hospitalar aconteceu para tentar “purificar” os efeitos nocivos das doenças contagiosas ou impedir a desordem econômico-social.
A palavra medicina vem de igual termo latino. Em latim o vocábulo está relacionado com os verbos medeor «tratar (um doente), medicar, curar», medicor (mesmos sentidos) e medico (idem), com medicus «médico; cirurgião» (além de adjectivo), com medicinalis «medicinal», medicamentum «medicamento, remédio», etc.
Medicina, derivada do latim ars medicina, significa a arte da cura.
Significado de Medicina substantivo feminino Ciência que tem como objeto a conservação e o restabelecimento da saúde: estudante de medicina; doutor em medicina. Profissão do médico: o exercício ilegal da medicina é punido pela lei. Sistema médico: medicina homeopática; medicina veterinária.
Significado de Médico substantivo masculino Diplomado em medicina. Profissional que exerce a medicina; clínico. Médico assistente, o que acompanha um doente no decurso de uma enfermidade.
Como já dissemos, nossa língua é de palavras paroxítonas, e a mudança da posição dessa sílaba tônica deve ser indicada com acento gráfico. Por exemplo, uma palavra como “medico” (sem acento), deve ser lida com a penúltima sílaba tônica: “meDIco”.
O médico é o profissional que busca diagnosticar, tratar e curar pessoas doentes. Ele pode ser generalista, ou seja, atender todos os tipos de encaminhamentos da área da saúde, ou especializado em alguma atividade ou função específica.
bombeira
Muito obrigado. O substantivo bombeiro é masculino e é assim que se encontra registado. Cujo feminino seria, pois – repetimos: seria –, a bombeiro, tal como acontece com artista, camarada, jornalista, contribuinte ou bebé.
Salários de Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro