Os australopitecos viveram nas savanas africanas de 4,2 milhões a 1,4 milhão de anos atrás. Estudando a posição dos ossos da bacia e do joelho e as impressões de suas pegadas, deduziu-se que todos podiam andar sobre duas pernas (bipedalismo), ou seja, tinham postura ereta. Dentre estes hominídeos extintos, o A.
Em 1959, Mary Leakey fez a primeira descoberta de hominídeos na África Oriental no Desfiladeiro de Olduvai na Tanzânia, que se assemelharam aos A. robustus da África do Sul.
Os Australopitecos representaram os primeiros hominídeos. Os Australopithecus africanus tinham características muito próximas da espécie humana como crânio arredondado, tamanho e forma do cérebro e forma dos dentes. ...
homo habilis
7 milhões de anos atrás
Os Neandertais eram adaptados ao frio, seus cérebros eram aproximadamente 10% maiores em volume que os dos humanos modernos. Na média, os Neandertais tinham cerca de 1,65 m de altura e eram muito musculosos. Seu estilo característico de fabricação de ferramentas de pedra é chamado de cultura musteriense.
Apesar do período coincidente com mudanças climáticas extremamente agressivas e cruzamento com o Homo sapiens, um supercomputador chegou a uma conclusão diferente quanto ao fator responsável pela extinção da espécie: de acordo com as projeções, a competição com nosso ancestral foi a verdadeira causa do fim da hegemonia ...
Os neandertais usavam ferramentas de pedra que, em geral, eram sem ponta, enquanto os Homo sapiens usavam pedras mais afiadas. ... “Os neandertais sobreviveram por 150 mil anos. Isso significa que não eram uma espécie que não sabia o que estava fazendo.”
De acordo com estudo publicado em julho de 2012 pela revista da Academia Americana de Ciências, a PNAS, a extinção dos neandertais teria sido originada mais pela migração do Homo Sapiens do que por efeitos climáticos.
Sabe-se que humanos e neandertais reproduziram-se entre si. A coisa é que, como a população sapiens era bem maior, os genes neantertais acabaram diluídos. Os híbridos entre as duas espécies foram ficando cada vez mais sapiens, geração após geração. Essa foi a “extinção genética” dos neandertais.
Materiais encontrados na Jordânia, no Oriente Médio, entre 2013 e 2015, indicam que a primeira espécie do gênero Homo (linhagem que deu origem aos seres humanos modernos) a deixar o continente africano foi talvez o Homo habilis, há cerca de 2,4 milhões de anos.
História Geral. Os povos africanos denominados de berberes e bantu foram um dos primeiros grupos humanos a habitarem o continente africano.
A opinião dominante entre os cientistas sobre a origem dos humanos anatomicamente modernos é a "hipótese da origem única", que argumenta que o Homo sapiens surgiu na África e migrou para fora do continente em torno de há 50000 a 100000 anos, substituindo as populações de Homo erectus na Ásia e de Homo neanderthalensis ...