Calculando a interseção do plano com r:
Consideremos dois plano π1 e π2 não-paralelos. Estes irão se interceptar em uma determinada região do espaço tridimensional, sendo que a interseção entre eles será uma reta cuja equação podemos determinar conhecendo dois pontos pertencentes à mesma ou um ponto e o vetor diretor.
Se dois planos distintos se interceptam numa reta, então eles possuem um ponto em comum. Ao possuir três planos diferentes interceptando-se dois a dois em rês retas, podemos dizer que esses são concorrentes num mesmo ponto ou são paralelas.
Posições relativas entre retas a) Concorrentes: duas retas distintas são concorrentes se, e somente se, tiver um único ponto comum. b) Paralelas: duas retas distintas são paralelas se, e somente se, forem coplanares e não tiverem ponto comum.
(04) É possível ter retas paralelas contidas em planos que não sejam paralelos. (08) Se um plano a intercepta os planos b e y formando um ângulo de 90º, então os planos b e y são paralelos. ... Se r é reversa a s e a reta s é concorrente a t, então r e t são reversas.
Duas retas distintas são paralelas quando possuem a mesma inclinação, ou seja, possuem o mesmo coeficiente angular. Além disso, a distância entre elas é sempre a mesma e não possuem pontos em comum.
Retas concorrentes: retas que se encontram em determinado ponto (vértice). As retas oblíquas são consideradas um tipo especial de reta concorrente, mas que formam um ângulo diferente de 90°. Já nas retas perpendiculares o ângulo formado é reto.
Reta que corta, não de modo perpendicular, outra reta ou um plano, formando um ângulo agudo ou obtuso.