A nata é a parte mais gordurosa do leite, que se separa ao ferver e serve como ingrediente principal para diversos laticínios, como a manteiga e alguns queijos. Além disso, ela pode ser protagonista de receitas doces e salgadas também, conferindo um sabor suave e uma consistência cremosa aos pratos.
R$ 8,39un. Nata 300g Frimesa: O Creme de leite fresco Frimesa é perfeito para a preparação de bolos e doces, pois bate um ótimo chantilly e possui alto desempenho culinário.
A nata (português europeu ou brasileiro) ou creme de leite (português brasileiro) é a gordura do leite, um tipo de laticínio, muito utilizada em culinária e confeitaria e também como principal ingrediente da manteiga.
A nata é um creme de leite fresco com mais gordura. Pode ir em todas as receitas que levam creme de leite. A diferença é que ela não serve para bater chantilly.
Nata pacote - 300g - Produto - Terra Viva. O sabor inconfundível de sempre para você inovar em cada receita! Ingredientes: Creme de leite padronizado 45% de gordura e espessante carragena (INS 407).
Dicas: utilizei nata caseira, quando ferver o leite espere esfriar e retire a nata que fica por cima coloque em um pote plástico e guarde no congelador até juntar a quantidade desejada.
O problema de congelar a nata é que se formam cristais que quebram a estrutura natural da leite e derivados. Suas propriedades originais organolépticas fugiram.
Para desnatar o leite de maneira natural, basta deixá-lo em repouso, de um dia para o outro ou 12 horas, mais ou menos, para que os glóbulos de gordura, por serem menos densos, subam à superfície desse líquido, ficando separados. Basta depois, com todo o cuidado, retirar a gordura, com o uso de uma espumadeira.
Coloque o leite na caneca e espere o mesmo ferver (quando aquela espuma começar a subir). Espere até a espuma quase sair da caneca. Desligue o fogo e coloque o leite QUENTE (Não espere esfriar) no liquidificador e deixe batendo por mais ou menos 2 minutos e tire com uma colher a camada de espuma (gordura).
Na verdade, não se extrai a lactose, açúcar a que algumas pessoas têm intolerância. O que acontece é uma reação química que a faz sumir do leite. As indústrias adicionam à bebida uma enzima denominada lactase (ou beta-D-galactosidase), que provoca uma hidrólise.
O leite em pó é feito a partir da desidratação do leite. Para extrair a água, que compõe cerca de 90% da massa do leite, as fábricas fazem-no evaporar num processo lento, que mantém as proteínas do produto.
O leite pasteurizado ou UHT, seja ele de caixinha, garrafa ou saquinho não deve ser fervido antes do consumo. ... A fervura, além de não trazer nenhum benefício extra, pode destruir alguns nutrientes presentes no leite, reduzindo seu valor nutricional.
A pasteurização é feita justamente para não ter que ferver o leite. ... Então, não se deve ferver o leite pasteurizado, nem o leite longa vida. Eles são seguros, não transmitem doença e já estão prontos para ser consumidos. No máximo, pode-se dar uma esquentadinha, mas não se deve ferver.
Veja só:
Sim, a alta temperatura é capaz de eliminar essa e outras bactérias maléficas. Não tome o leite direto da vaca! Ele pode transmitir diversas doenças, inclusive a tuberculose. Isso acontece porque, ao se contaminar com a doença, o animal acaba passando-a para o seu leite.
-Mantenha o leite sempre refrigerado para evitar a decomposição. -Não congele, de modo que não altere sua textura e sabor. O leite de longa duração ou de UHT pode ser armazenado à temperatura ambiente se não tiver sido aberto.