A veia porta é formada pela anastomose da veia esplênica (recolhe sangue do baço) com a veia mesentérica superior. A veia esplênica, antes de se anastomosar com a veia mesentérica superior, recebe a veia mesentérica inferior. Depois de constituída, a veia porta recebe ainda as veias gástrica esquerda e prepilórica.
A designação de sistema porta hepático é atribuída à veia porta e suas tributárias. É o maior sistema porta do corpo e transporta o sangue dos órgãos abdominais para o fígado.
Um dos componentes mais nocivos para a saúde do fígado é o álcool presente nas bebidas alcoólicas. Isso acontece porque o órgão demora muito para processá-lo e, durante essa tarefa, o álcool agride a estrutura física do fígado, causando pequenas lesões que vão impedi-lo de cumprir suas funções da maneira correta.
A maioria dos medicamentos deve passar pelo fígado, que é principal local para seu metabolismo. Uma vez no fígado, as enzimas convertem os pró-medicamentos em metabólitos ativos ou convertem os medicamentos ativos em formas inativas.
O fígado é o órgão responsável por metabolizar o álcool, ele faz isso através de diversas reações metabólicas, e grande parte do álcool é eliminada na urina. Sendo o álcool prejudicial ao organismo em grandes quantidades, o fígado pode ser lesionado pela metabolização constante do álcool.
1 Beba muita água O álcool desidrata o corpo e, claro, sua pele sofre com os efeitos. Se no dia a dia a maior dica de beleza já é beber 2 litros de água, na pós-bebedeira esse hábito é essencial e pode ajudar a retomar o viço e a aparência saudável do seu rosto.
Inchaço, ressaca, mal-estar: como lidar com os exageros de fim de ano