A escala cartográfica
A escala numérica é estabelecida através de uma relação matemática, normalmente representada por uma razão, por exemplo: 1: 300 000 (1 por 300 000). A primeira informação que ela fornece é a quantidade de vezes em que o espaço representado foi reduzido.
A fórmula da escala que é 1/e=d/D pode ser vista abaixo. A mesma normalmente é utilizada para calcular a escala de um mapa. Por exemplo, digamos que você tenha uma distância no mundo real de 500 metros que é representada no mapa como tendo 5 cm.
Por exemplo: se uma escala de um determinado mapa é 1:500, significa que cada centímetro do mapa representa 500 centímetros do espaço real. Consequentemente, essa proporção é de 1 por 500. Existem, dessa forma, dois tipos de escala, isto é, duas formas diferentes de representá-la: a escala numérica e a escala gráfica.
Quanto maior a escala, maior o número de detalhes representados. ... Na escala maior (E=1:50.
Escala ampliada: quando o tamanho gráfico é maior do que o real. É usada para mostrar detalhes mínimos de determinada área, principalmente de espaços de tamanhos reduzidos. Exemplos: 50:1, 100:1, 400:1, 1000:1.
Escala grande é quando estou cada vez mais próximo do mundo real. Por isso que o número vai diminuindo. Exemplo: planta de uma casa e o mapa de um bairro. Escala pequena é quando estou me afastando do objeto real, por isso que o número vai aumentando.