Os 3 tipos de estruturas na Construção Civil mais comuns são: estruturas metálicas, concreto armado e madeira, sendo que cada um apresenta suas vantagens e desvantagens no mercado da Engenharia. Há ainda sistemas estruturais híbridos ou mistos que combinam soluções integradas em mais de um dos materiais citados.
Os elementos estruturais básicos são as lajes, as vigas, os pilares e as fundações, mas também existem outros, como estruturas de escadas, vigas, paredes, estruturas de vãos de elevadores, entre outros.
Os materiais estruturais abrangem materiais cujo principal objectivo é transmitir ou suportar uma força, sendo os principais critérios de qualidade os parâmetros de resistência a cargas externas, tais como durabilidade, tenacidade, fiabilidade e vida útil.
Solicitações As solicitações são as forças internas que surgem nos elementos de uma estrutura a partir da ação das cargas externas. Os trabalhos realizados pelas peças estruturais, sob efeito das ações solicitantes (cargas) são: 1.
Os esforços internos que tendem a resistir às forças externas são chamados esforços solicitantes. ... A força que provoca ruptura do corpo serve para medir sua solidez, ou seja, sua resistência à ruptura./span>
Uma viga é um elemento de barra e tem por função vencer vãos, trabalhando predominantemente aos esforços de flexão e cisalhamento. Ela estará solicitada à flexão normal simples, quando atuar sobre a mesma somente esforço de flexão, cujo plano de ação contenha um dos eixos principais de inércia da seção transversal.
As estruturas do aparelho locomotor podem ter alguns tipos diferentes de forças aplicadas sobre elas. Estas forças diferentes se chamam solicitações mecânicas. As solicitações mecânicas podem ser de vários tipos: compressão, tração, flexão, deslizamento e torção (HALL, 2009) (Figura 1)./span>
A compressão ocorre quando a força axial aplicada estiver atuando com o sentido dirigido para o interior da peça. Por exemplo, uma pequena chapa de aço engastada em uma morsa, sendo gradativamente comprimida pelos dois engastes, estará recebendo forças com direções opostas, porém, apontando para seu interior.
Rigidez: medida de resistência de um material à deformação. Dureza: medida da resistência de um material à deformação sob carga compressiva concentrada.
O que é um material frágil? Ao contrário dos materiais dúcteis, os materiais frágeis não suportam alterações significativas na sua estrutura antes da ruptura, quando submetidos a algum esforço./span>
o diamante
A resiliência é a capacidade do indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse, algum tipo de evento traumático, entre outros.
A palavra resiliência vem do latim: Resilire, que significa “voltar atrás”. Está associada à capacidade que cada pessoa tem de lidar com seus próprios problemas, de sobreviver e superar momentos difíceis, diante de situações adversas e não ceder à pressão, independentemente da situação./span>