Age ou aje
Futuro do subjuntivo: quando eu agir, quando tu agires, quando ele agir,… Formas conjugadas com j: Presente do indicativo: eu ajo. Presente do subjuntivo: que eu aja, que tu ajas, que ele aja, que nós ajamos, que vós ajais, que eles ajam.
“Aja” é a flexão do verbo “agir”, conjugado na 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou do imperativo afirmativo (aja ele). Pode ser substituído por “atuar”, “proceder”.
Aja, vem do verbo agir. Não faria sentido, haver naturalmente. No entanto, agir naturalmente faz. O certo então, é "aja naturalmente".
Resposta. aja = verbo agir, segunda pessoa do singular, imperativo afirmativo.
O verbo agir é um verbo foneticamente regular que apresenta uma irregularidade na sua estrutura formal. Ocorre a alteração da consoante g para a consoante j antes da vogal a e da vogal o, para a manutenção da pronúncia (eu ajo, que eu aja, aja ele,...).
Significado de Agi substantivo deverbal Realizei; ação de agir, de fazer alguma coisa, de atuar ou realizar: falei muito, mas não agi. Ação de se comportar de certo modo; ação de produzir determinado efeito ou reação: agi com calma diante do perigo; agi rapidamente e evitei o acidente.
De fato, o correto, na expressão popular que tanto ouvimos, é a utilização do haja, presente do subjuntivo do verbo haver. Que haja, que exista coração. O significado é esse. Mas, se o coração existir, pode ser preciso que ele aja.
A forma correta da expressão é "haja vista", já que a palavra "vista", nesse caso, é invariável, pois faz referência a vista, com sentido de "olho". Devemos escrever haja com "j", pois é uma flexão do verbo "haver" na terceira pessoa do imperativo afirmativo.
Errado. Ela pode até parecer simpática e correta, mas a norma padrão da língua determina apenas o uso de sua irmã “haja vista”. O motivo é que a palavra “vista”, no caso, é a “vista humana” em seu sentido de substantivo, e não se confunde com “visto” (em diferentes conjugações do verbo ver).
A primeira ("haja visto") é uma locução verbal formada pela primeira ou terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo do verbo "haver" ("haja") e pelo particípio do verbo "ver" ("visto"): "Eles esperam que eu haja visto o relatório"; "Suponho que ela haja visto o filme".
Assim sendo, torna-se importante salientar que “haja vista” representa uma expressão verbal perifrástica, ou seja, desenvolvida e que equivale à forma sintética “veja”. No que se refere ao verbo haver, ele está flexionado e demarcado pela terceira pessoa do imperativo afirmativo.
Significado de Haja vista locução verbal Pela razão que; tendo em vista, em consideração, em conta: é fácil perceber que o site é ruim, haja vista a dificuldade do internauta em encontrar o que procura.
2 considerando, tendo em consideração, levando em consideração, tendo em conta, levando em conta, atendendo a, tendo em mente, atentando para, dando importância. Exemplo: Conclua a proposta tendo em vista as exigências do cliente.
12 sinônimos de visto que para 1 sentido da expressão visto que: Dado que: 1 dado que, uma vez que, já que, como, porque, por causa de, em virtude de, posto que, porquanto, na medida em que, sendo que, em consequência de.
Significado de Visto substantivo masculino Permissão; documento que permite a entrada e permanência num país estrangeiro, geralmente anexada ao passaporte. ... adjetivo Observado; que se viu, enxergou, observou: não tinha visto esse filme. Considerado; que se tem em consideração.
Passível de ser visto: 1 conspícuo, perceptível, visivo. Que se vê: 2 concreto, aparente, exposto, manifesto, material, ostensível, ostensivo, palpável, patente.
Sinônimo de observado
adjetivo Perceptível; que pode ser percebido pela visão, pela vista. ... Óbvio; facilmente percebido por ser claro, evidente. [Por Extensão] Que está apto para receber visitas. Etimologia (origem da palavra visível).
O que é uma “situação difícil?” Em geral é uma situação que se caracteriza pela violência. indesejada que carrega. Apesar de inúmeros progressos realizados com relação a essa. questão, a violência continua enraizada no cerne de nossas vidas diárias.