O tijolo (do espanhol tejuelo, diminutivo de tejo - caco de telha) é um produto cerâmico, avermelhado, geralmente em forma de paralelepípedo e amplamente usado na construção civil, artesanal ou industrial. É um dos principais materiais de construção.
Para minimizar o desconforto dos moradores dos apartamentos mais próximos a essas fontes de ruído, a principal saída é isolar os ambientes onde o barulho acontece. Salões e academias podem, por exemplo, dispor de forros acústicos (de fibra mineral, lã de vidro ou espuma) que ajudam a absorver as ondas sonoras.
O primeiro passo para lidar com barulho no condomínio é conversar com o vizinho barulhento. Às vezes, ele pode se exceder temporariamente. Um som mais alto para fazer atividades físicas ou uma festa pontual. Um pequeno barulho para instalar uma prateleira ou um carpete.
Como acabar com o barulho dos pisos de madeira
Os pisos de madeira natural pelo fato de serem colados ao contrapiso não apresentam os ruídos opacos naturais dos pisos laminados (instalados de forma flutuante). Assim sendo são os que menos fazem ruídos ao caminhar.
As folgas são responsáveis pelos ruídos, devido à fricção de uma parte da madeira na outra. Uma alternativa é colocar pedaços de tecido no encaixe das travessas, para que assim deixe de haver contato direto entre as peças. Os parafusos, após anos de uso, podem também estar frouxos. Para isso, basta apertar com firmeza.
Aposte em uma manta flexível Uma boa opção para diminuir o barulho do seu apartamento é instalar sob o piso laminado uma manta flexível (que pode ser de polietileno, lã de rocha ou lã de vidro).
Para começar, o laminado tem um material que acaba condicionado mais facilmente sons. Logo, quando você pisa acaba ouvindo aquele “toc-toc”. Além disso, se a instalação não for feita de maneira correta, as peças acabam rangendo pois se mechem quando há peso sobre elas.