O marketing atua para a satisfação de necessidades, muitas vezes expressas em bens e serviços, e também age para criar desejos, especificando quais são os bens e serviços que atenderão às necessidades. ... Para eles, o desejo pode refletir qualquer coisa, desde uma necessidade desesperada até uma vontade transitória.
Os impulsos do nosso corpo nos levam a consumir mais do que necessário pois ficamos ansiosos e quereremos consumir mais do que podemos. São impulsoseis e desejos que temos exemplo: quando compramos algo ficamos com o desejo de comprareceber mais e o que chama a nossa atenção.
O consumismo é uma compulsão caracterizada pela busca incessante de objetos novos sem que haja necessidade dos mesmos. ... O consumismo é fortemente induzido pelo marketing que consegue atingir a fragilidade íntima das pessoas e este é um dos motivos pelos quais o sexo feminino é mais propenso à compulsão.
O mínimo existencial é a parte do consumo corrente de cada ser humano, seja criança ou adulto, que é necessário para a conservação de uma vida humana digna, o que compreende a necessidade de vida física, como a alimentação, vestuário, moradia, assistência de saúde etc.
As necessidades de consumo é algo que deve ser levado em consideração quando se pensa no desenvolvimento de produtos e serviços. “Qualquer cliente pode ter o carro da cor que queira, sempre e quando for preto.” ... Isso não é tudo, são apenas exemplos do que significa: não entender o que os clientes querem.
O consumo humano é importante primeiramente para manutenção da vida dele, segundo para realizações comerciais e compras, para manter a saúde. note que o fome, sede são doenças onde o remédio é consumo.
O consumismo exagerado, além de trazer grandes consequências para o indivíduo, prejudica o meio ambiente. O consumo exagerado traz grandes consequências, como o impacto ambiental. O aumento do aquecimento global e outras consequências comprometem os recursos socioambientais.
O problema é quando o consumo de bens e serviços acontece de forma exagerada, levando à exploração excessiva dos recursos naturais e interferindo no equilíbrio estabelecido do planeta.
A falta de controle emocional, que deixa as nossas emoções e sentimentos dominarem as nossas vidas, também é um fator que leva ao consumo exagerado: as pessoas buscam suprir o seu vazio emocional “comprando a felicidade”.
10 dicas para reduzir o consumo desenfreado no dia a dia