EQST

Como Funciona A Espectrometria De Massa?

Como funciona a espectrometria de massa?

A espectrometria de massas é uma técnica analítica que qualifica e quantifica a matéria presente no universo. Consiste em analisar os átomos e moléculas por meio da relação massa/carga (m/z) dos íons de analitos no estado gasoso.

Como funciona a cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa?

Nesta técnica, as moléculas do analito, em fase gasosa, são introduzidas na câmara de ionização do espectrômetro de massas, que contém um gás reagente. Esta mistura (moléculas do analito + gás reagente) é bombardeada com elétrons, assim como na IE.

Para que serve espectrômetro?

Espectrômetro é um instrumento óptico usado para medir as propriedades da luz numa determinada faixa do espectro eletromagnético.

O que faz um espectrômetro?

Como o espectrofotômetro funciona? Uma amostra é colocada dentro do espectrofotômetro. Há uma fonte de luz e um dispositivo chamado monocromador divide a luz em cores, ou melhor, comprimentos de onda individuais. Uma fenda ajustável permite apenas um comprimento de onda específico através da solução de amostra.

O que é absorbância e transmitância?

Absorbância. Exprime a fração da energia luminosa que é absorvida por uma determinada espessura de um material. ... Quando a absorbância de uma solução aumenta, a transmitância diminui. Transmitância e absorbância tendem a ser grandezas complementares.

O que é transmitância luminosa?

A transmitância luminosa é a quantidade de luz visível que pode passar por uma lente. Por exemplo, uma lente com transmitância luminosa de 12% permite aproximadamente a penetração de 12% de luz (e então bloqueia 88% da luz visível).

Como fazer o cálculo de Transmitancia?

Qual é o cálculo para converter porcentagem de transmitância em absorbância? Para converter um valor de porcentagem de transmitância (% T) em absorbância, use a seguinte equação: Absorbância = 2 - log (% T). Por exemplo, para converter 56% de T em absorbância, calcule 2 - log (56) = 0,252 unidades de absorbância.

Como calcular a condutividade térmica?

5.

Qual é a cor de um composto cuja absorção máxima no visível está em 480 Nm?

5 – Qual é a cor de um composto cuja absorção máxima no visível está em 480 nm? (Resp: vermelho). 6 – A absorvância de uma solução 2,32 x 10-5 M de um composto é de 0,822 num comprimento de onda de 266 nm de numa célula de 1,00 cm de caminho óptico.

Qual a faixa de comprimento de onda da luz visível e da luz ultravioleta?

No espectro eletromagnético abaixo, você verá que essas duas radiações aparecem nos limites do espectro de luz visível, sendo que a radiação infravermelha possui comprimento de onda acima de 700 nm (até 50 000 nm) e a ultravioleta vai de 400 nm a 200 nm.

O que se faz com a técnica ultravioleta?

Tratamento de alimentos através da irradiação por UV Este tratamento é usado para o controle de deterioração de alimentos, uma vez que a irradiação atua como germicida, resultando na descontaminação dos produtos alimentícios, por meio da destruição parcial ou total dos micro-organismos.

Para que serve a técnica do infravermelho?

A espectroscopia de infravermelho (espectroscopia IV) é um tipo de espectroscopia de absorção que usa a região do infravermelho do espectro eletromagnético. Como as demais técnicas espectroscópicas, ela pode ser usada para identificar um composto ou investigar a composição de uma amostra.

Como pode ser classificada a radiação ultravioleta?

A radiação ultravioleta pode ser classificada em três tipos: UVA, UVB e UVC. Os raios UVA possuem um comprimento de onda de 320 a 400 nm e são os de maior incidência na superfície da Terra, uma vez que não são absorvidos pela camada de ozônio.

O que os raios ultravioletas?

A radiação ultravioleta é definida como toda radiação com comprimento de onda menor que 400nm, sendo muito prejudicial aos seres vivos. A nossa atmosfera filtra a maior parte da radiação que o Sol emite, permitindo a vida na Terra.

Por quê os raios ultravioletas são perigosos para os olhos?

Devido à exposição solar, os raios solares passam pela córnea, agridem nossa retina e, por fim, o cristalino. Vale lembrar também que esses efeitos são cumulativos e sentidos a longo prazo. A tendência é desenvolver alguns sintomas com o passar do tempo. Além disso, existem dois tipos de raios UV.

Qual a diferença entre os raios UVA UVB e UVC?

Os raios ultravioleta emitidos pelo sol levam as siglas UVA (ultravioleta A), UVB (ultravioleta B) e UVC (ultravioleta C). Raios UVA: Raios Ultravioleta A têm muito mais incidência na superfície terrestre do que os Raios UVB, pois independente do clima eles estão presentes desde o nascimento ao pôr do sol.

Porque os raios ultravioletas fazem mal à saúde?

Os raios UV podem causar sérios danos à saúde, como o envelhecimento precoce, o câncer de pele, problemas oculares e até mesmo alterações no sistema imunológico. Os raios UVB são responsáveis por queimaduras na pele, ou seja, por aquelas manchas vermelhas e ardidas que surgem quando vamos à praia sem protetor solar.