O que é resenha? Resenha é um gênero textual que consiste na descrição de um texto ou de um filme, no qual quem escreve pode expressar a sua opinião. As resenhas são lidas pelas pessoas que pretendem saber algo acerca de um conteúdo (do que se trata ou se é bem avaliado pela crítica, por exemplo).
Como fazer uma resenha em 7 passos: o guia definitivo para elaborar uma resenha perfeita
Resenha de livros: precisa-se apresentar autor, título da obra, editora, enfim, informações que localizem o leitor quanto à bibliografia que foi objeto de resenha. ... Após o segundo parágrafo, é preciso confrontar as informações com os argumentos e pontos de vista de diferentes autores quando se trata da resenha crítica.
Existem dois tipos de resenha: a crítica e a descritiva. ... Já a resenha crítica, também conhecida como opinativa, apresenta um juízo de valor do leitor sobre o conteúdo resenhado. Nesse tipo de resenha o conteúdo é apresentado com uma indicação ou um alerta sobre a leitura.
Tipos de Resenhas
informações como, o nome do autor e titulo; tambem é bom citar a editora, o ano de publicação e o gênero da obra ; coerência, ou seja, ter uma boa escrita gramatical ( nada de erros de ortografia ) ; referencia ao autor do texto resumido, ja que o resumo é um texto sobre outro texto.
A resenha deve possuir as mesmas qualidades de estilo imprescindíveis a todo texto escrito, como: simplicidade, clareza, concisão, propriedade vocabular, precisão vocabular, objetividade e impessoalidade.
A resenha é um gênero textual cuja principal característica é a objetividade. Contudo, é preciso cautela para não confundir objetividade com superficialidade. A resenha é um gênero textual sucinto, cuja principal característica é tecer, de maneira breve, uma crítica sobre determinado assunto. ...
A resenha crítica é gênero textual informativo, descritivo e opinativo sobre uma determinada obra, por exemplo: livro, artigo, filme, série, documentário, exposição de artes, peça teatral, apresentação de dança, shows. Nela, o resenhista sintetiza as ideias e expõe suas apreciações, influenciando seus leitores.
Como fazer uma conclusão em 6 passos:
A resenha crítica é um trabalho profundo, de característica analítica e interpretativa de um texto, livro completo ou mesmo de um capítulo específico. Ela é muito mais do que um mero resumo informativo, porque deve trazer ideias e referências complementares.
Na resenha acadêmica crítica, os oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa:
Indicação dos elementos estruturais de uma resenha crítica
Exponha os principais aspectos, argumentos e descobertas do artigo em palavras próprias, usando o resumo como apoio. Mostre os embasamentos para as alegações do artigo e inclua as conclusões. Isso pode ser feito em vários parágrafos, mas a extensão da resenha dependerá do que o professor ou editor pediu.
Oito passos para escrever uma resenha descritiva
No caso da Resenha descritiva, como o próprio nome diz, o objetivo é descrever e analisar, sem críticas ou opinião do autor. Ela deve conter alguns detalhes que sejam relevantes e que possam servir de inspiração para pessoas que lerem e quiserem fazer outro textos.
Descreva a estrutura da obra. Discorra sobre conteúdo. Faça sua análise crítica. Identifique o público-alvo e faça recomendações.
Confira os passos para fazer um artigo:
10 dicas para escrever e publicar um artigo científico
Como escrever artigo acadêmico
Digitação e formatação Papel tamanho A4; margens superior e inferior com 2,5 cm; margens esquerda e direita com 3 cm; espaçamento entre linhas de 1,5 cm; alinhamento justificado. Páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita).
O artigo final deverá ter um mínimo de 15 páginas e um máximo de 25 páginas, de elementos textuais. Margens: 3 superior, 3 esquerda, 2 inferior e 2 direita. Fonte: Arial ou Times, em tamanho 12. Citações com mais de 3 linhas, paginação, notas, legendas e fontes das ilustrações e tabelas devem ser em tamanho 10.
Inserir um documento no Word
O artigo científico completo deve conter no mínimo 15 páginas e no máximo 20 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas. As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
A introdução não deve ter mais do que 2 ou 3 páginas (seja objetivo) e deve estar balanceada, contendo seus elementos nos seguintes parágrafos (estes parágrafos não devem ser numerados nem conter subtitulos): Contexto & Problema (até 3 parágrafos sobre o contexto do trabalho)
Artigos científicos deverão conter, no mínimo, 05 laudas ou próximo de 2.
Estrutura do Artigo Científico
A redação do artigo científico
Os artigos deverão ser impressos em papel A4, com margens esquerda e superior de 3cm, margens direita e inferior de 2cm, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12pt para os títulos e texto, 10pt para citações diretas longas e notas de rodapé. Artigos dispensam folha de rosto ou capa.
Como publicar um artigo científico?