As células reticulares são células de grande dimensão, com núcleo ovalado esponjoso e citoplasma corado de azul-acinzentado, providas de prolongamentos que se unem entre si, em rede (retículo); encontram-se nos órgãos hematopoiéticos; representam os precursores das células sanguíneas ou das células conjuntivas livres ...
As fibras reticulares são muito delgadas e formam redes tridimensionais em cujas malhas se alojam células. Estas fibras são encontradas em vários locais do organismo e, de maneira concentrada, nos órgãos linfoides (baço, linfonodos), nos rins, fígado, musculatura lisa.
O colágeno é classificado em cinco tipos, sendo os principais do tipo I, II, III. O tipo I é o principal constituinte da pele, tendão, osso e paredes dos vasos, sendo sintetizado pelos fibroblastos, células do músculo liso e osteoblastos.
O ácido ascórbico é cofator de reações de hidroxilação da prolina, necessária para a formação do colágeno nos tecidos (Gonçalves & Maia Campos 2006). Sendo, portanto, fundamental na formação da matriz conjuntiva, óssea e cartilaginosa; bem como na cicatrização de feridas.
Vitamina C atua na produção de colágeno “O ácido ascórbico ou simplesmente vitamina C é essencial para a biossíntese do colágeno. Ela é de fundamental importância para a formação das fibras colágenas, que estão presentes em todos os tecidos do corpo”, afirma a nutricionista Daniella Chein.
A vitamina C é necessária para a manutenção do tecido conjuntivo normal, para a cicatrização de feridas e para a remodelação óssea devido à presença de colagénio na matriz orgânica (Freitas R.M., 2010; Deruelle, 2008).
Resposta. Tecido conjuntivo:As células do tecido conjuntivo são afastadas umas das outras,e o espaço entre elas é preenchido pela substância intercelular. A principal função do tecido conjuntivo é unir os órgãos do corpo.
Tecido Conjuntivo é um tecido de conexão, composto de grande quantidade de matriz extracelular, células e fibras. Suas principais funções são fornecer sustentação e preencher espaços entre os tecidos, além de nutri-los. Existem tipos especiais de tecido conjuntivo, cada um com função específica.
Função. Devido à sua diversidade, a Matriz Extracelular pode exercer diversas funções como: suporte, separação de tecidos, regulação das comunicações e desempenho das células, assim como o crescimento e a cicatrização dos tecidos.
A matriz extracelular (MEC) é uma rede complexa composta por quatro grandes classes de macromoléculas: colágenos, proteoglicanos (PGs), glicosaminoglicanos (GAGs) e glicoproteínas adesivas,8 que proporcionam um arcabouço físico para a sustentação da estrutura tecidual, determinando a hidratação e conseqüentemente o ...
Atualmente sabe-se que, além de auxiliar na ligação das células para a formação dos tecidos, a matriz extracelular tem papel importante no controle do crescimento e na diferenciação celular e, nessa interação, moléculas como proteoglicanos, glicosaminoglicanos, proteases e glicosidases desencadeam eventos de ...
Os glicosaminoglicanos (GAGs) são componentes dos tecidos conjuntivos e representam 30% do material orgânico presente no corpo. Eles criam um gel hidrofílico, que permite a movimentação das células e a circulação de moléculas, como nutrientes, hormônios e outras substâncias químicas.
Chama-se matriz extracelular à massa que une as células dos animais e que é composta de colágeno, proteoglicanos, glicoproteínas e integrinas, segregadas pelas próprias células.
Os fibroblastos são as células mais jovens, tem uma intensa atividade de síntese, tem um citoplasma abundante com vários prolongamentos e núcleo ovóide. FIBRÓCITO: É o fibroblasto velho, ele é mais delgado, fusiforme e são em menor número que o fibroblasto.
Um estudo do King's College London mostra como os chamados fibroblastos (células que produzem fibras colágenas e sustentam tecidos do corpo) podem ter implicações no tratamento de cicatrizes.
Elemento celular a partir do qual se desenvolve uma fibra. Célula fundamental de tecido conjuntivo, muito alongada, considerada a célula que contribui para a formação das fibras conjuntivas.
Fibroblasto, a principal célula ativa do tecido conjuntivo. Os fibroblastos são células grandes, planas e alongadas (em forma de fuso), possuindo processos que se estendem para fora das extremidades do corpo celular.