As disciplinas de química são agrupadas basicamente em cinco grande divisões a saber: a Química Inorgânica (que estuda a matéria inorgânica), a Química Orgânica (que estuda os compostos de carbono), a Bioquímica (que estuda a composição e reações químicas de substâncias presentes em organismos biológicos), a Físico- ...
De acordo com o CNPQ, os ramos da Química se dividem em: química orgânica, química inorgânica, físico-química e química analítica.
A “química pura” abrange a fase de pesquisa, é administrada nas Universidades por pesquisadores (professores) que desejam colaborar com descobertas científicas ou simplesmente com o conhecimento por parte de seus alunos. Os estudos são feitos na própria Universidade, em uma ação conjunta entre alunos e professores.
A Química é muito importante e está presente em várias facetas do nosso cotidiano. ... Dessa forma, a química está presente e é utilizada nos alimentos que consumimos, nas roupas que vestimos, nos medicamentos e em outras substâncias muito úteis no nosso dia a dia.
Ao consumirmos alimentos, água, entre outros, o nosso sistema digestivo produz substâncias químicas capazes de transformar esses materiais ingeridos em nutrientes necessários para diversas funções do organismo, como produção de energia, manutenção dos órgãos, tecidos, ossos, etc.
Exemplos de fenômenos químicos presentes no nosso dia a dia são: assar um pão ou bolo, respiração, cozinhar macarrão, utilizar água sanitária nas roupas, queima do combustível, acender uma vela, entre outros.
A química está presente em praticamente todos os medicamentos modernos. Sem ela, os cientistas não poderiam sintetizar novas moléculas, que curam doenças e fortalecem a saúde humana. Ela cerca o homem de outros cuidados que prolongam e protegem a vida. ...
A química é uma das ciências básicas mais importante para o surgimento de novas tecnologias, pois permite o estudo da matéria de diversas formas, desde as suas propriedades até a possibilidade de desenvolvimento de um novo tipo de material.
A química farmacêutica tem como objetivo o estudo dos fármacos do ponto de vista químico, bem como os princípios básicos utilizados no seu design e desenvolvimento. ... Um projeto de química farmacêutica compreende as etapas de descoberta, otimização e desenvolvimento do protótipo.
Tendo-se em vista que a maioria dos medicamentos utilizados atualmente é de origem orgânica, o desenvolvimento da química orgânica tem papel central em vários processos que visam à descoberta e o aprimoramento de medicamentos, assim como o entendimento da sua ação sobre o organismo.
O termo química verde surgiu nos Estados Unidos após a criação da lei nacional de prevenção à poluição. ... Com o objetivo de reduzir a poluição ambiental, a química verde abrange também a redução do consumo de energia, redução de dejetos, toxicidade, do uso de fontes não-renováveis e de matéria-prima.
A Química Verde é um ramo da Química que busca diminuir ou eliminar o uso de substâncias que promovem poluição, bem como recuperar a qualidade do meio ambiente. ... Isso ocorreu após a criação de uma lei nacional de prevenção à poluição.
Vários exemplos podem ser citados: desenvolvimento de catalisadores; eliminação ou substituição de solventes; uso de matérias-primas renováveis; substituição de produtos tóxicos por outros ambientalmente aceitáveis.
A química sustentável pode ser caracterizada como a gestão de impactos ambientais, sociais e econômicos causados pela atividade química no meio ambiente, na qual todas as partes envolvidas se beneficiam e os recursos naturais suprem as necessidades atuais e futuras da humanidade. ...
· A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. Em geral, a Química é vista como estando contra a economia verde. ... É verdade que a Química, como qualquer outra ciência, pode prejudicar o meio ambiente. Mas isso ocorre se ela for usada de forma errada, sem conhecimento e em excesso.
O grande desafio da química é aumentar a utilidade dos recursos não renováveis e produzir recursos biodegradáveis que possam minimizar a exploração e impactos ao meio ambiente. ...
Incentivar o desenvolvimento da química é garantir a perpetuação de espécies e de recursos naturais renováveis ou não. A química utilizada de maneira sustentável proporciona harmonia econômica, social e natural do nosso planeta.
O CONCEITO DE QUÍMICA VERDE Química verde pode ser definida como o desenho, desenvolvimento e implementação de produtos químicos e processos para reduzir ou eliminar o uso ou geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente13-15,17.
Resposta. Química verde, significa em linhas gerais, uma vertente do conhecimento da química, que estuda e desenvolve métodos que visem diminuir a aplicação de substâncias nocivas ao homem e meio ambiente, com o fim de reduzir e até erradicar certas substâncias.