Fazer isso significa que a outra pessoa nos desperta nervosismo. Seja por admiração ou por medo, acabamos não sendo capazes de manter nossos olhos diante dos olhos daquela outra pessoa. Finalmente, acabamos tentando desviar a atenção e falar olhando para os objetos ao nosso redor.
Gesticular enquanto fala - o famoso "falar com as mãos" - é comum em todo o mundo, entre todas as culturas. Muitos teóricos da comunicação acreditam que o gesto serve para enfatizar pontos importantes da fala, ou para elucidar ideias específicas - lembre-se da pessoa "desenhando no ar" algo a que se refere.
Dessa forma, mais do que o conteúdo em si, a linguagem corporal é responsável por transmitir as emoções e sensações que sentimos naquele momento, utilizando tanto os gestos, a postura do corpo, o tom de voz e a velocidade da nossa fala ou, até mesmo, a forma como andamos enquanto nos comunicamos.
Cabeça baixa indica vontade de esconder algo. Se a pessoa abaixar a cabeça ao receber um elogio, pode ser porque ela é tímida, envergonhada, retraída ou estar em descrença. Se for depois de uma explicação, a pessoa pode não ter certeza se o que ela disse foi correto ou pode estar refletindo./span>
Tão ou até mais importante do que as palavras que utilizamos, os gestos, a postura e a expressão facial revelam mais do que podemos supor ou pretendemos demonstrar. Ter o controle destes movimentos é conseguir passar a mensagem das emoções e pensamentos de forma equilibrada, reforçando as palavras com o gestual./span>
Os gestos e os movimentos fazem parte dos recursos de comunicação que o ser humano utiliza para expressar suas emoções e sua personalidade, comunicar atitudes interpessoalmente e transmitir informações. A capacidade de gesticular é universal, faz parte da faculdade humana de se expressar e comunicar (p. 140).
Como forma de expressar a vida, sonhar e brincar com o corpo, esses movimentos podem promover desenvolvimentos orgânicos, sociais e culturais. Ao dançarmos, o corpo desenha formas, conta histórias, denuncia e anuncia, constrói significados, penetra no tempo e no espaço, criando e expandindo-se neles e com eles./span>
A dança é uma expressão artística baseada no movimento corporal. Ela aparece em duas formas: a teatral e a social. ... Nos dois casos, os passos cadenciados são acompanhados de música e transmitem sensações e sentimentos por meio de um conjunto ordenado (teatral), chamado coreografia.
Na dança, o corpo torna-se o veículo de representação de algo. ... A Expressão Corporal, segundo Stokoe e Harf (1987), é uma linguagem, através da qual o ser humano expressa sensações, sentimentos e pensamentos com o seu corpo.