Este mecanismo de contração e relaxamento provoca uma visível movimentação dos testículos e ocorre de forma involuntária. Quando a base da coxa de um indivíduo em repouso é estimulada, em sua face medial, ou interna, o cremaster se contrai. A este fenômeno se dá o nome de reflexo cremastérico.
Torção testicular é uma emergência causada pela rotação dos testículos e o consequente estrangulamento de seu suprimento sanguíneo. Os sintomas incluem dor escrotal aguda e edema, náuseas e vômitos. O diagnóstico baseia-se no exame físico e é confirmado por Doppler colorido.
Tratamento. A torção testicular é uma emergência, pois o testículo morrerá a menos que seja destorcido rapidamente. Os médicos podem tentar destorcer o testículo sem cirurgia, girando-o dentro do escroto. Ocasionalmente, este procedimento é bem-sucedido, e a cirurgia é realizada posteriormente.
A bolsa escrotal, além de proteger os testículos, tem a função de manter a temperatura deles em torno de um grau abaixo da temperatura corporal, fundamental para que ocorra a produção dos espermatozoides.
Infertilidade e orquite A principal causa de infertilidade associada à orquite é o vírus da caxumba, uma vez que ele pode afetar a espermatogênese, caso atinja os testículos. Os outros casos de orquite não comprometem a espermatogênese e, portanto, não há sequelas.
Saiba mais sobre a Caxumba clicando aqui. Quando isto acontece, surge então uma inflamação nos testículos chamada de Orquite, que destrói o epitélio germinativo dos testículos, o local onde ocorre a produção de espermatozoides, o que acaba causando infertilidade no homem.