Tradicionalmente, credita-se à cidade de Frankfurt, Alemanha, como local de origem da salsicha. A ponto de, em 1987, a cidade ter promovido um evento em comemoração aos 500 anos da iguaria, que teria sido inventada em 1484.
Johann Georg Lahner
Chegou a hora de saber a origem dessa palavra Curitibana! “Vina” em alemão quer dizer “Viena” e define um tipo de salsicha consumida pelos nossos imigrantes alemães. Salsicha, na verdade, é “wurst”, o que formava Wienerwurst, ou seja, Salsicha de Viena.
A matéria-prima da salsicha que vai no cachorro-quente brasileiro são carnes suína, bovina e de frango. Só que nada de carne de primeira - o que entra na composição do alimento são aquelas partes menos nobre, que sobraram da fabricação de outros produtos.
Norville Billy Rogers Bouregar (no original e em Portugal Shaggy e Salsicha no Brasil) (Tampa, 26 de julho de 1967) é um personagem do desenho animado Scooby-Doo. Magro, alto, de pele pálida e cabelos castanhos claros, é medroso e dono de Scooby-Doo, o protagonista.
Quais são os tipos de salsichas?
12 pacotes de 1kg, totalizando 12kg.
Eles evitam a formação de bactérias nos alimentos para fazer com que durem mais. Além disso, o organismo gasta bem mais energia para digerir esses tipos de alimentos — explica a nutricionista Isabella Vorccaro.
De acordo com a OMS, o consumo de 50g de carne processada por dia aumenta o risco de desenvolver câncer, especialmente o câncer colorretal. Essa quantidade equivale a cerca de 2 fatias de bacon, 2 fatias de presunto ou 1 salsicha por dia, por exemplo.
A salsicha deve ser aquecida em água quente e nunca fervendo. A salsicha que compramos no supermercado é pré cozida e precisa apenas ser aquecida antes do consumo. Ao ferver ela estoura pois a umidade interna evapora, expande e “estoura” o produto.
As de frango e peru são consideradas mais saudáveis Elas são feitas apenas com carne, miúdos e gorduras de aves, apresentam até 40% de carne mecanicamente separada e têm menos gorduras e sódio em relação às demais.
O carro-chefe é sem dúvida, a salsicha Viena defumada (Geräucherte Wiener Würstchen), preparada com coxão duro bovino de pernil suíno em tripa de ovino, que estala na boca na primeira dentada.
Na pesquisa Datafolha, a Sadia leva a melhor nas categorias presunto, frango, hambúrguer e salsicha.
Por outro lado, a salsicha típica tem cálcio (51 mg), potássio (79 mg), magnésio (8 mg) e ácido fólico (3 ug), bem como traços de ferro, zinco e das vitaminas B1, B2, B3, B6, B12 e E.
Além de maneirar na alimentação noturna, também é preciso ficar atenta(o) ao tipo de alimento consumido. Alimentos ricos em gordura, como salsicha, salame e hambúrguer, por exemplo, dificultam a digestão e, consequentemente, o sono.
A salsicha é feita da chamada carne industrial, que é composta por sobras e aparas do boi, do frango e do porco. É dizer, a salsicha é feita de vísceras, sangue, pele, bochecha e partes menos (infinitamente menos!) nobres.
A linguiça (FO 1943: lingüiça) é um enchido (embutido) em forma de salsicha, feito de carne de porco, de aves, de carneiro, de carne de bovinos e mesmo peixes ou frutos do mar, temperado com cebola, alho e páprica e outras especiarias.
A linguiça é um embutido, ou seja, peça feita com pedaços de carne, gordura, sal e especiarias (temperos como noz-moscada e pimenta). ... Ela é fresca, feita com carne de porco e alguns temperos. Antigamente, o alimento era montado manualmente. Nos primórdios da civilização eram os caçadores que faziam.
Mortadela (em italiano, "mortadella") é um enchido ou embutido feito de carne de bovinos, suínos, de aves e de cubos de gordura. Os temperos geralmente usados incluem pimenta preta (inteira ou moída), murta, noz moscada e coentro.
Sendo ricas em proteínas e em muitas vitaminas e minerais, a carne de porco magra pode ser um excelente complemento para uma dieta saudável.
Presença garantida no churrasco e em diversos outros pratos, a linguiça deve ser consumida com moderação independentemente de ser calabresa, toscana ou outra. É que, além de ser feita a partir de carnes com teor considerável de gordura, ela pode ter altas concentrações de sódio e outros aditivos.
Embutidos (salsicha, linguiça, mortadela, presunto, salame) “Esses alimentos à base de carne, conhecidos como embutidos, foram inventados para facilitar as preparações e aumentar o prazo de validade. O problema é que eles possuem maior teor de gordura saturada em relação à carne natural”, explica Thais.
Os invólucros de plástico não são comestíveis, além de poderem realizar trocas com o ambiente (como ocorre em processos de cocção ou defumação) . ... A poliamida (nylon/náilon) é usada em invólucros de salsichas linguiças e presuntos cozidos, além de mortadelas.
No caso de alguns salames com tripas muito espessas, é comum que as pessoas as retirem antes de consumir. ... Encontramos a tripa de plástico mais comumente em presuntos de frango ou mortadelas de qualidade inferior. Essa tripa, é claro, não é comestível.
Tire a pele da linguiça e corte-a em rodelas. ... Mexa para que o grudadinho (e o sabor) das linguiças na frigideira passe para as cebolas. Quando estiverem murchas, retire-as e coloque sobre a linguiça.
Modo de preparo: Tirar a capa (aquela pele que envolve) das linguiças deixando apenas o recheio, e bater no processador até ficarem com aspecto de carne moída.