Já, o cocô que afunda é um bom sinal, desde que não esteja ressecado, claro. Isso mostra que sua alimentação é rica em fibras e nutrientes variados. Isso porque um cocô mais pesado, ao contrário do que explicamos a cima, tem mais presença de água, menos bolhas de gás e menos gordura em sua composição.
Em situações normais, as fezes devem apresentar uma coloração marrom, que não deve ser muito escura, mas também não precisa ser muito clara.
Normalmente, os gases são resultado de dificuldade de digestão. Seja ela pela ingestão de alimentos indigestos ou bebidas com gás, ou por intolerância ou alergia alimentar. Também são causados por gastrite ou por infecção, como giardíase ou por H. pylori.
Os distúrbios gastrointestinais ou patologias gastrointestinais são doenças que atacam o sistema digestivo (estômago, esôfago, intestino grosso, intestino delgado, cólon, reto e ânus), bem como os órgãos que fazem parte da digestão como pâncreas, fígado e vesícula biliar.
Entenda a infecção intestinal Esse agente (patogênico) pode ser qualquer tipo de microorganismo que causa doença na região, como parasitas, fungos, vírus e bactérias. Podem entrar no corpo de diversas formas, como pela ingestão de alimentos e água contaminados. Pode acontecer também por higiene inadequada.
Problemas digestivos como gastrite, úlcera, má digestão, refluxo, gordura no fígado, pancreatite, gases e prisão de ventre, são alguns dos assuntos abordados aqui.
3 chás para aliviar a dor no estômago mais rápido
Algumas condições clínicas que podem estar relacionadas ao desconforto estomacal são: doenças causadas por excesso de ácido, como gastrite e úlcera; doenças neoplásicas, como câncer do estômago; problemas de esvaziamento gástrico, como a gastroparesia diabética e a dispepsia funcional.