EQST

Quando A Meningite Pode Matar?

Quando a meningite pode matar? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quando a meningite pode matar?

Sim. Principalmente as causadas por bactérias, como por exemplo, a meningite pneumocócica e a meningite meningocócica, que pode apresentar-se associada à meningococcemia. Nesse último caso, a doença pode evoluir de forma fulminante, levando ao óbito em poucas horas.

Quem já teve meningite pode ter de novo?

Mesmo uma pessoa que já teve meningite viral, pode novamente ter meningite viral (por outro vírus, ou por cepas diferentes do vírus anterior). Sempre que houver qualquer sintoma relacionado, é muito importante procurar um médico especialista que deverá iniciar o tratamento adequado.

Quais as sequelas de meningite viral?

Em geral, quanto mais grave a infecção, maior a chance de complicações. Perda da audição e visão, problemas com memória, concentração, coordenação motora, equilíbrio, aprendizado e fala, epilepsia e paralisia cerebral são possíveis complicações da meningite.

O que a meningite causa no sistema nervoso?

Em crianças podem ocorrer diversas sequelas causadas por lesões no sistema nervoso, entre as quais perda auditiva, epilepsia, dificuldades de aprendizagem, dificuldades comportamentais e défice cognitivo. Estas sequelas ocorrem em cerca de 15% dos sobreviventes. Alguns casos de perda auditiva podem ser irreversíveis.

Qual a diferença de meningite viral é bacteriana?

A grande diferença entre a meningite bacteriana e viral está nesse detalhe. A maioria das meningites virais é mais benigna e evolui sem tratamento. Já as causadas por bactérias podem ser graves e devem ser tratadas imediatamente com antibióticos.