O complexo de Electra é semelhante ao complexo de Édipo? ... Enquanto o complexo de Electra acontece na menina em relação aos sentimentos de afeto pelo pai, o complexo de Édipo acontece no menino em relação à sua mãe.
Mitologia. A esfinge era um monstro alado com corpo de mulher e leão que afligia a cidade de Tebas. ... Isso ocorreu até que Édipo, filho de Laio enfrentou a esfinge e conseguiu decifrar seu enigma respondendo: “O homem, pois engatinha na infância, anda ereto na idade adulta e necessita de bengala na velhice.”
Sófocles
Antígona (em grego Ἀντιγόνη) é uma figura da mitologia grega, irmã de Ismênia, Polinice e Etéocles, todos filhos do casamento incestuoso de Édipo e Jocasta.. ... Foi a única filha que não abandonou Édipo quando este foi expulso de seu reino, Tebas, pelos seus dois filhos.
Sófocles (em grego: Σοφοκλῆς, Sophoklês; 497 ou 496 a.C.- inverno de 406 ou 405 a.C ) foi um dramaturgo grego, um dos mais importantes escritores de tragédia ao lado de Ésquilo e Eurípedes, dentre aqueles cujo trabalho sobreviveu.
Festejado e exaltado por todos Édipo aceitou a recompensa oferecida por Creonte, irmã da rainha Jocasta, que lhe entregou o trono de Tebas e também a mão da viúva de Laio.
Resposta. Resposta: Antígona praticava o ritual fúnebre e, perante o corpo de Polinices, lamentava-se e lançava maldições brutais contra os sacrílegos.
Resposta: Simplificando a história, Antígona desafia as ordens de Creonte, que havia proibido o sepultamento de Polinices, um dos irmãos de Antígona. Isso, pois Polinices havia se unido a uma potência estrangeira contra Tebas, que era então governada por Eteocles, seu irmão, em uma batalha que custou a vida de ambos.
Creonte representa a supremacia do Estado e suas leis, a obediência à sua autoridade acima do direito natural da humanidade e acima da precedência dos laços familiares.
Preceitos que sempre vigoram, porque se coadunam com a proporção e a natureza das coisas, este é o direito defendido por Antígona. ... Consoante Aristóteles, se extrai, de resto, o justo da observação da natureza: ele é constituído pelas leis segundo a natureza. Há um justo e há um direito natural.
O argumento usado para tentar convencer Antígona a desistir de honrar seu irmão morto é de que ele foi um inimigo da pátria a qual ela pertencia e que ele a estava atacando.
Sófocles, na tragédia grega intitulada "Antígona", apresenta a oposição entre o Direito Natural (no caso da peça, Direito que provinha das crenças – deuses – e dos costumes) e o Direito Positivo (Direito imposto pelo representante do Estado).
"A tragédia Antígone discute o conflito entre o Direito Natural - o Direito considerado 'pelos antigos como sendo de origem divina e aceito ipso facto como costumeiro ou consuetudinário - e o Direito que toma forma jurídica nas leis estabelecidas pelo governante, tradicionalmente denominado Direito Positivo(...).
Sófocles
Eurípides