Os espectros dos elementos são descontínuos e servem para identificar cada um, pois um mesmo espectro nunca se repete para dois elementos diferentes. Há muito tempo sabe-se que quando a luz solar atravessa um prisma, semelhante ao da figura acima, ocorre a dispersão dos componentes da luz.
espectros de emissão discretos são obtidos de luz proveniente de corpos densos e quentes (sólidos, líquidos e gases altamente comprimidos). espectros de emissão contínuos são obtidos por intermédio de aquecimento ou descargas elétricas em matéria pouco densa, como gases rarefeitos.
É usado para se identificar elementos químicos presentes em objetos astronômicos a partir do padrão de absorção específico a cada elemento. É também utilizado para conhecer melhor as estrelas. Com esse equipamento, os astrônomos determinam a temperatura e a composição química dos astros celestes.
A peça básica do espectroscópio é a rede de difração ou o prisma, cuja função é dispersar o feixe de radiação em seus comprimentos de onda componentes. Para funcionar direito o espectrocópio precisa também de uma fenda, que tem a função de limitar a luz que entra no instrumento e definir melhor o espectro resultante.
Tudo que você precisa é de uma caixa de papelão, um pouco de fita isolante preta e um disco de CD. Com ele você vai poder ver a linhas de Fraunhofer e raias luminosas produzidas por diversos tipos de lâmpadas: fluorescentes, mercúrio, sódio e até mesmo apontá-lo para a Lua para ver as raias produzidas. Experimente!
Em resumo, a espectroscopia trata da medição e interpretação de espectros que surgem da interação da radiação eletromagnética (uma forma de energia propagada na forma de ondas eletromagnéticas) com a matéria. Trata-se da absorção, emissão ou espalhamento de radiação eletromagnética por átomos ou moléculas.
A espectroscopia é o estudo da interação entre a radiação eletromagnética e a matéria. Os fenômenos físico-químicos que são objeto de estudo se caracterizam como interações (reflexão, refração, espalhamento elástico, interferência e difração) ou alterações nos níveis de energia de moléculas ou átomos.
Uma amostra é colocada dentro do espectrofotômetro. Há uma fonte de luz e um dispositivo chamado monocromador divide a luz em cores, ou melhor, comprimentos de onda individuais. ... A luz passa através da amostra e é lida pelo detector.