1 Chegar a um objeto, ponto ou pessoa; atingir, tocar: A imagem do Cristo Redentor no Rio de Janeiro parecia tanger as nuvens.
Significado de Tanja Tanja vem do verbo tanger. O mesmo que: fustigue, soe, toque, vibre, pertença, refira, atinja, alcance, expulse.
Copenhague, Dinamarca
Significado de Tangerina substantivo feminino Fruto da tangerineira, de cor laranja e sabor cítrico, cuja casca desprende-se com facilidade dos gomos; mexerica, bergamota, fuxiqueira.
SEPARAR EM SÍLABAS
2 – Origem da tangerina O nome oficial da tangerina é Citrus reticulata. Ela veio do sudoeste tropical e subtropical da Ásia, onde hoje é a Índia e a China. Foi levada para a África durante a Idade Média e depois para a Europa. No Brasil, as primeiras referências à bergamota são de 1817.
Obrigado. A tangerina é o fruto da tangerineira (também chamada bergamota ou vergamota), sendo que a árvore é considerada uma espécie de laranjeira.
De norte a sul do país, a tangerina ganha nomes diferentes e, isso ninguém pode discordar. Bergamota, vergamota, mimosa, mexerica e até 'tanja'. Mas seja lá ou cá, essa história de Robson não faz nenhum sentido.
1 – Temperatura A temperatura ideal para o crescimento dos citros está entre 13ºC e 32ºC. Temperatura maior ou menor que esse intervalo faz com que haja uma paralisação no seu crescimento. É fundamental que ocorra um verão quente e longo para o desenvolvimento dos frutos.
Mexeriqueira (Citrus reticulata) carregada de frutos. Esta é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado, também chamada de tangerina, bergamota, poncã e outros nomes. Parece ser uma antiga espécie selvagem, nativa da Ásia (Índia, China e países vizinhos de climas subtropical e tropical úmido).
Além de ser marcante, seja pelo cheiro, pela cor ou propriedades benéficas, a tangerina tem ainda nome que não acaba mais, como bergamota, mimosa, ponkan, laranja-cravo, murcote, mexerica e vários tipos, como mexerica, mexerica cravo.
São quatro as variações de tangerinas (ou bergamota para os gaúchos): ponkan, montenegrina ou mimosa, mexerica e murcote ou morgote. A mais comum das tangerinas é a ponkan. “Ela é de tamanho maior, tem a casca mais grossa, a coloração laranja mais amarelada e são, em geral, bastantes doces”, explica Andrade.
No Sudeste é conhecida como "Tangerina". No Sul, a galera come "Bergamota". Já no Nordeste, é chamada de "Mimosa" e "Laranja-Cravo". Existem outras variações como "Mandarina", "Fuxiqueira" e "Manjerica".
Mandioca – No Rio de Janeiro, mandioca é mais conhecida como “aipim”, enquanto no nordeste é “macaxeira”. Abóbora – Também conhecida como “jerimum” no nordeste, a abóbora, quando acompanhada da carne seca, dá origem ao delicioso “jabá com jerimum”.
Tipos de pão
No Brasil, é conhecido como pão de São José, pão Tatu, pão massa fina ou pão criolo. O nome “sovado” vem da própria forma de preparo, a massa precisa ser sovada intensamente até que chegue ao ponto correto. Esse tipo de mixagem deixa a massa do pão mais densa e mais duradoura.
Os restaurantes da rede Subway oferecem os seguintes tipos de pão: três queijos, parmesão e orégano, nove grãos, italiano branco, granola salgada e manteiga temperada. Os mais tradicional é o italiano, ao passo que o de nove grãos é o mais saudável. O de parmesão e orégano, por sua vez, é o que tem o sabor mais forte.
Pão francês lidera as vendas, seguido pelo pão sovado. Pão francês, pão sovado e sonho lideram a lista dos 15 produtos mais vendidos nas padarias de São Paulo, segundo o Sampapão, entidade que reúne sindicatos da categoria.
O melhor pão é o feito em casa. Mas, se não é possível encarar uma produção caseira, é mais saudável optar pelos pães preparados em padaria sem aditivos conservantes. Os pães integrais (100% integrais ou com adição de variados grãos) também são uma boa opção porque contém maior quantidade de fibras.
Ele é rico em gorduras, pois o ômega 3 é um tipo de gordura, se consumida em quantidades adequadas é benéfica para o organismo, porém calórica. O pão menos calórico dos pesquisados é o Light integral sem casca da Wickbold, ele tem 99 calorias em 50 g (3 fatias).
Para tornar um café da manhã completo e os lanches mais saudáveis e saborosos no dia a dia, os pães integrais e multigrãos são sempre os mais indicados para manter uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes.
Importante: o pão integral possui mais benefícios em relação ao pão branco, pois possui fibras em sua composição, que além de colaborar com o bom funcionamento do intestino e ajudar no controle do colesterol e glicemia, proporciona uma maior saciedade.
Se observarmos seu valor calórico, o pão francês (50 g) com suas 150 calorias, não apresenta muita diferença em relação ao seu equivalente integral, com suas 140 calorias em duas fatias (50 g). A vantagem entre os dois são a inclusão das fibras, favorecendo os pães integrais.