adjetivo Que demonstra pompa; em que há ostentação; magnificência. substantivo masculino Sujeito que gosta de viver de modo faustoso; quem gosta de luxo. Etimologia (origem da palavra faustoso).
O Barão de Mauá era a favor da abolição da escravidão pois considerava a escravidão essencialmente injusta e imoral, além de ser prejudicial para o desenvolvimento econômico nacional.
Barão de Mauá (Irineu Evangelista de Sousa) (1813-1889) foi um industrial e político brasileiro. Pioneiro da industrialização no Brasil, foi um símbolo dos capitalistas empreendedores brasileiros do século XIX.
Liberal, abolicionista e contrário à Guerra do Paraguai, o Barão de Mauá forneceu os recursos financeiros necessários para a defesa de Montevidéu quando o governo imperial decidiu intervir nas questões do Prata, em 1850, tornando-se persona non grata no Império.
Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá (1813-1889), foi a primeira figura proeminente entre a burguesia industrial na história do Brasil. ... Barão de Mauá foi ainda um dos grandes incentivadores da implantação de ferrovias no Brasil, com o objetivo de transportar a produção agrícola do país com maior velocidade.
Dentre as suas maiores realizações encontra-se a implantação da primeira fundição de ferro e estaleiro no país, a construção da primeira ferrovia brasileira, a estrada de ferro Mauá na cidade de Magé, no atual estado do Rio de Janeiro, o início da exploração do rio Amazonas e afluentes, bem como o Guaíba e afluentes, ...
28 de dezembro de 1813
Arroio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil
Em 1851 fundou a Companhia de Iluminação a Gás do Rio de Janeiro. Em 1852 fundou a Companhia de Navegação a Vapor do Amazonas e a Companhia Fluminense de Transportes. Em 30 de abril de 1854 nasceu a primeira ferrovia do país. Ele também inaugurou a Estrada de Ferro Com Pedro II em 1858, atual Central do Brasil.