Explicação: O texto literário se diferencia dos outros tipos de texto pela sua linguagem ser predominantemente conotativa, ou seja, que explora o sentido não convencional das palavras e a multiplicidade de sentidos e usa uma linguagem simbólica, marcada pelo uso de metáforas, metonímias e outras figuras de linguagem.
Os textos literários são subjetivos, apresentam várias interpretações. Já os textos científicos são objetivos, com uso da linguagem denotativa. ... Os textos literários têm como objetivo o entretenimento, a ficção, a arte. Já o texto de natureza científica apresenta dados sobre determinado assunto.
Os textos informativos podem ser encontrados nas notícias, cujo intuito é apresentar um fato para o leitor, uma informação. ... Um texto injuntivo ou texto instrucional, por exemplo, é aquele que tem como objetivo ensinar o leitor sobre algo, como é o caso das receitas culinárias, manual de instruções, etc.
Os gêneros textuais são textos que cumprem uma função social em uma dada situação comunicativa. ... Já a tipologia textual, se configura por estabelecer a estrutura dos textos, seu objetivo e finalidade.
Os gêneros textuais surgem a partir da função específica de cada forma de comunicação. Já os tipos textuais (tipologia) são as classificações dadas à estrutura linguística padrão segundo a qual o texto é produzido.
Podemos afirmar que a tipologia textual está relacionada com a forma como um texto apresenta-se e é caracterizada pela presença de certos traços linguísticos predominantes. O gênero textual exerce funções sociais específicas, que são pressentidas e vivienciadas pelos usuários da língua.
Bakhtin nomeia os gêneros enquanto discursivos e diz que é por meio deles que se dá a comunicação verbal, surgindo, assim, das necessidades comunicativas de uma dada esfera de atividade humana. ...
Existem cinco tipos de textos que são classificados com base em estruturas específicas. Eles se dividem em: narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo. Uma das características principais do texto narrativo é a presença de um narrador.
27. São apenas tipos textuais que podem ser classificados como “Escritas de si”: a) Conto maravilhoso, carta pessoal e narrativa de ficção científica.