A gestante deverá ingerir vegetais (folhosos e legumes), frutas, carne bovina, frango, fígado (uma vez por semana), ovos e peixes (sardinha, salmão, atum, pescada, cavalinha), leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha), cereais (arroz integral, batata, milho, entre outros), azeites (de preferência extra ...
Para avaliar o estado nutricional da gestante, é necessário a aferição do peso e da estatura da mulher, além do cálculo da semana gestacional. Com esses dados, será determinado o estado nutricional da gestante, tendo como critério prioritário a classificação do IMC por semana gestacional (BRASIL, 2012).
Gestantes devem receber suplementação de acido fólico (600 μg) e ferro (27 mg). Gestantes bem nutridas não necessitam de suplementação de polivitamínicos e minerais para atingir suas necessidades, podendo estas ser atingidas pela alimentação.
Tratamento de náuseas e vômitos gestacionais com vitamina B6 (piridoxina) somente ou associada a doxilamina é segura, eficaz e deve ser considerado primeira linha de farmacoterapia. A recomendação padrão para tomar vitaminas pré-natais por 1 mês antes da fecundação pode reduzir a incidência e gravidade dos sintomas.
Algumas das orientações para minimizar tais sintomas são: alimentação mais frequente, realização da ceia, consumo de alimentos mais sólidos ao acordar, consumo de alimentos a temperatura mais fria, uso de gengibre em preparações, consumo hídrico adequado, evitando a desidratação.
Veja algumas dicas para se livrar do problema:
Coloque no prato
Como aliviar as náuseas e vómitos
Alguns problemas de saúde também podem causar enjoo constante como labirintite, refluxo gastroesofágico, ansiedade e intolerância alimentar e o tratamento para melhorar este sintoma depende da indicação de um médico.
O tabagismo, o alcoolismo, o consumo excessivo de alimentos gordurosos, alimentos muito ácidos ou muito picantes, além de algumas substâncias como café, chá, chimarrão, bebidas com gás e chocolate, aumentam a possibilidade de refluxo, por diminuir a força do musculo que se propõe a segurar o ácido dentro do estomago.
Entenda o que fazer quando o bebê vomitar Crianças maiores devem ingerir soro caseiro ou outras soluções de reidratação encontradas em farmácias para evitar a desidratação. Cerca de duas horas após o episódio, se o vômito tiver cessado, ofereça alimentos leves, como sopas, sucos e chás.
Os remédios podem ser os que restauram a flora intestinal e tratam a diarreia, como o Zinco-pro, Flora 5, Enterogermina, Repoflor, e os que tratam dos sintomas de enjoo, tontura e vômito. Nos casos mais graves, pode ser necessário a utilização de antibióticos prescritos pelos médicos.
Remédios para diarreia: o que tomar
Para cuidar da criança com diarreia, os pais devem dar à criança refeições leves, com alimentos cozidos como mingau de arroz, purê de legumes com frango cozido e desfiado, por exemplo. Durante esse período o bebê não precisa comer muito, sendo mais indicado que ele coma menos quantidade, mas com mais frequência.
Alguns dos remédios caseiros que ajudam a hidratar e nutrir o corpo durante uma diarreia são: