A resistência elétrica varia conforme o comprimento, a largura e a natureza do material do condutor, além da temperatura a que ele é submetido. A resistência elétrica também pode sofrer variação conforme a variação da tensão e da corrente elétrica de um condutor.
A Resistência depende da Temperatura. Perguntamos por que a lei de OHM não vale para as duas lâmpadas de filamento. Como as duas experimentam uma forte alteração de temperatura a uma crescente intensidade de corrente, isto poderia ser a causa para uma alteração de resistência.
Em um fio ou cabo, a espessura e o comprimento também desempenham um papel. A resistência aumenta com o comprimento, pois há mais átomos para entrar, mas diminui com a espessura, como em um fio mais espesso há mais elétrons disponíveis para carregar a corrente. Também aumenta com o aumento da temperatura.
Resposta: Em um sistema com baixa resistência, os fios devem ter áreas de secção transversal maiores (ou seja, devem ser mais grossos).
potenciômetro é um resistor ajustável, que possui uma resistência ohmica capaz de resistir a passagem de uma determinada intensidade de corrente. Este componente é bastante utilizado em circuitos eletrônicos para controlar a passagem de corrente, impedindo que outros componentes do circuito sejam danificados.
O Potenciômetro Multivoltas 10K é um componente de precisão, pois ele possibilita darmos um giro maior que 360° em seu eixo (enquanto um potenciômetro rotativo comum só chega a 300°), possui dez voltas, com isso sua resistência varia lentamente possibilitando maior precisão no ajuste.
Na maioria dos modelos, as duas extremidades estão localizadas lado a lado, enquanto o cursor fica um pouco mais afastado. Pegue as sondas de seu ohmímetro. Coloque-as nas duas extremidades do potenciômetro. A medida exibida no visor deverá estar somente um pouco abaixo da resistência nominal do componente.