1896
Humphry Davy (1778-1819), utilizando o fenômeno da eletrólise, isolou o sódio, o potássio, o cálcio, o magnésio, o bário e o estrôncio. O isolamento do sódio e do potássio forneceu aos químicos uma ferramenta formidável para o isolamento de outros elementos.
Johann Wolfgang Döbereiner agrupou os elementos com propriedades semelhantes em grupos de três, que ficaram conhecidos como as tríades de Döbereiner. Alexandre-Émile Béguyer de Chancourtois organizou os elementos químicos em uma escala em espiral, conhecida como parafuso telúrico de Chancourtois.
O surgimento dos elementos químicos aconteceu a partir da grande expansão do Universo - o Big Bang. ... Essa reação nuclear produz elementos químicos mais pesados como o carbono (C), o oxigênio (O), o silício (Si), o enxofre (S) e o ferro (Fe).
Os elementos na tabela estão dispostos na horizontal, de acordo com seus números atômicos, e se organizam através dos períodos e famílias. São sete períodos (linhas horizontais) na tabela atual, sendo que o número do período indica a quantidade de camadas eletrônicas que são preenchidas em cada átomo dos elementos.
Por meio da distribuição eletrônica do átomo de um elemento no estado fundamental no diagrama de energia é possível saber sua família e período na tabela periódica.
Distribuição eletrônica e a Tabela Periódica
Fora da tabela periódica, a IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) determina que os elementos químicos devem ser representados escrevendo-se o símbolo no centro, o número atômico (Z) na parte inferior esquerda e o número de massa (A – soma dos prótons e dos nêutrons no núcleo atômico) na parte superior ...