Nome Científico: Nephrolepis exaltata. Nomes Populares: Samambaia-americana, Lâmina-de-espada, Samambaia-de-boston, Samambaia-espada. Família: Davalliaceae. Categoria: Folhagens Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical Origem: África, América Central, América do Norte, América do Sul, Ásia, Indonésia.
Podemos afirmar que as principais partes da samambaia poros, folíolos, báculo, rizoma e raízes adventícias. Como sabemos, as samambaias, ou fetos, podem ser definidas como vegetais vasculares que são membros do táxon, dentro da classificação das pteridófitas.
As características de cada tipo de samambaia
A samambaia deve ser colocada em um ambiente com sombra, mas não pode deixar de receber os raios de luz de forma suave. Por isso, o local mais adequado para cultivá-la é próximo à janela. Só fique atento para deixá-la longe das janelas que estejam a leste ou oeste porque recebem alta incidência de luz solar.
samambaia americana
A samambaia gosta de ambientes úmidos e quentes. Então é preciso apostar em um local assim para cultivá-las. Seja dentro de casa, na varanda ou embaixo de árvores. Gostam bastante de sombra e luz solar indireta, ou seja, é preciso escolher bem onde deixar a planta.
Plante (ou transplante) samambaias em um local que receba luz solar indireta do sul. Se elas forem deixadas em uma área com luz solar direta, suas folhas queimarão. Mantenha o solo úmido. Se não costuma chover em sua região, será necessário regar as samambaias diariamente para que o solo permaneça úmido.
Procure um lugar de meia sombra, onde não bata o sol forte do meio-dia. Se você mora em casa e tem um puxadinho ou uma garagem fresca e clara, pode apostar que ela vai curtir. Tome cuidado para escolher um canto longe de correntes de vento, que desidratam a planta e fazem as folhas caírem. Mantenha o vaso úmido.
Experimente regar uma vez por semana Graças à reserva de água dessas verdinhas, é sempre melhor começar com pouco. As suculentas costumam sobreviver melhor à seca do que ao excesso de umidade. Regando suas suculentas uma vez por semana você poderá começar a entender as características da sua planta.
Rega: recomenda-se regas regulares para manter o solo úmido, sem encharcar. Duas vezes na semana devem bastar. Iluminação: adapta-se bem à meia-sombra ou luz difusa, sendo uma ótima planta para se ter dentro de casa.
O comigo-ninguém-pode aprecia muito uma umidade alta. Porém não precisa encharcar o solo, a melhor forma é observar quanto tempo a terra leva para secar e realizar a rega. Assim, você vai criando um cronograma e aprende o intervalo de regas em cada estação do ano.
O poder da planta comigo-ninguém-pode é muito utilizado por aqueles que conhecem suas propriedades místicas. Ela é capaz de afastar todo o tipo de energia negativa, seja de quem a carrega ou do local onde está plantada.
Isso porque, de modo geral, a comigo-ninguém-pode é considerada uma planta mística. Ou seja, há quem diga que ela consegue afastar energias negativas de qualquer ambiente ou pessoa. Além do mais, ela pode proteger contra inveja, olho-gordo, mau-olhado e azar.