Mucosa: É constituida por tecido epitelial e tecido conjuntivo que reveste internamente nas cavidades. EX: nariz. Serosa: É constituida por tecido epitelial e tecido conjuntivo que reveste externamente no coração, pulmões e intestino.
Entre as principais membranas serosas no corpo estão: pericárdio, PERITÔNEO e pleura.
Conjunto formado pelo epitélio e pelo tecido conjuntivo que recobre internamente a superfície úmida de órgãos ocos do trato digestivo, do aparelho respiratório e do sistema uro-genital. O tecido conjuntivo das membranas mucosas é geralmente denominado lâmina própria.
Entre o tecido epitelial e o conjuntivo existe uma estrutura denominada lâmina basal, ou membrana basal visível. A lâmina basal separa e prende o epitélio ao tecido conjuntivo subjacente. É formada principalmente por colágeno tipo IV, laminina e proteoglicanas.
A membrana basal é constituída pelas lâminas basal e reticular. A lâmina basal é uma camada de matriz extracelular em contato direto com as células epiteliais. É composta por laminina, colágeno IV, entactina e pro-teoglicanas. Já a lâmina reticular é composta por fibras colágenas contínuas com o tecido conectivo.
Já para membrana basal, consideraremos a camada formada pela fusão de duas lâminas basais ou associação da lâmina basal com a lâmina reticular, tornando-se assim visível ao microscópio óptico na coloração de PAS.
A membrana basal é uma camada de células que se localiza abaixo das células epiteliais. ... Já a lâmina basal tem a função de suporte para as células, além de estarem relacionadas com a filtração das células.
A principal função da epiderme é formar uma barreira protetora do corpo, protegendo contra danos externos e dificultando a saída de água (do organismo) e a entrada de substâncias e de micróbios no organismo. Na epiderme estão os melanócitos, as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele.
As Células Poliédricas são aquelas que possuem um formato espacial. Assim como ospoliedros (sólidos geométricos) são compostas por faces, arestas e vértices em número finito, mas variavel.
As células caliciformes são um grande exemplo de células polarizadas. o meio externo ou lúmen do órgão é chamada de membrana apical ou porção apical. Por fim, as regiões das células que estão em contato com as células vizinhas são conhecidas como membrana lateral ou porção lateral.
as microvilosidades são denominadas planura estriada (nas células com origem a partir do endoderme) ou "borda em escova" (nas células de origem mesodérmica). A ponta da microvilosidade é constituida por substância amorfa, onde está imerso a extremidade (+) da actina, e a extremidade (-) está conectada ao córtex.