Tabela de índice glicêmico
Usando a glicose como padrão: Médio IG: 56 - 69. Alto IG: > 70.
Você certamente já ouviu falar nos benefícios do amendoim: ele tem antioxidantes, concentra gorduras saudáveis e ainda fortalece os músculos. Mas você sabia que ele deve ser consumido com moderação? Isso porque, além de ser altamente calórico, ele pode causar dor no estômago e até problemas respiratórios em excesso.
Pode causar o aparecimento de espinhas Para as pessoas que já têm tendência a pele oleosa, o amendoim pode ser um inimigo. Isso porque ele faz parte da categoria de alimentos que pode aumentar a produção de óleo no corpo. Com isso, causar o aparecimento da acne e aumenta a oleosidade dos cabelos.
Como comidas que contêm óleos e muito gordurosas são praticamente cortadas da dieta, a dica é utilizar ácidos graxos insaturados, como óleos de peixe e naturais, do tipo azeite de oliva, canola, abacate e amendoim, por exemplo, já que esses elementos são considerados ajudam a manter a pressão arterial na medida ideal².
Alimentos ricos em gordura --como alguns tipos de carne, amendoim e até o chocolate-- tendem a diminuir a pressão do esfíncter esofágico inferior e retardar o esvaziamento gástrico, aumentando o risco de refluxo.
Quem tem gastrite pode de vez em quando comer paçoquinha de amendoim? Depende de quanto sintomatica esta esta gastrite. Na maioria das vezes todo alimento é permitido caso seja usado sem exageros. Durante o tratamento as restrições são maiores.
Doces concentrados (goiabada, marmelada, doce de leite, cocada, pé-de-moleque, geleia, compotas) Frutas secas e cristalizadas. Frutas oleaginosas (nozes, avelã, coco, amêndoa, castanha de caju e do Pará, amendoim, pistache)