O açúcar representou a primeira grande riqueza agrícola e industrial do Brasil e, durante muito tempo, foi a base da economia colonial. ... O senhor de engenho era um fazendeiro proprietário da unidade de produção de açúcar. Além do açúcar, destacou-se, na época, no Brasil, também a produção de tabaco e algodão.
Em 1560, já havia 62 engenhos na colônia. O nordeste tornou-se a principal região produtora de cana-de-açúcar. O sucesso da empresa açucareira no Brasil, se deveu as condições favoráveis para a adaptação da cana, como: o clima tropical e o solo de massapé.
Resposta. Porque os europeus e outros continentes estavam fissurados nesse produto, pois ele era praticamente novo aos olhos deles, então tinha um grande valor comercial.
Resposta: A estrutura básica da produção de açúcar no Brasil era baseada na monocultura, ou seja , na produção exclusiva de um item agrícola. O trabalho na produção do açúcar foi, sobretudo , realizado por escravos de origem africana, que eram obtidos pelo tráfico negreiro.
Etapas da produção de açúcar: 1º - A cana-de-açúcar era plantada, pelos escravos, em extensos canaviais. 2º - Os escravos cortavam a cana-de-açúcar e carregavam em carros de bois até a moenda, que ficava na parte interior do engenho.
A importância da cana-de- açúcar é derivada a sua multipla utilidade, podendo ser empregada sob forma de forragem, para alimentação animal, ou como matéria prima para fabricação de rapadura, melado, aguardente, açúcar e álcool. O Brasil lidera a lista dos 80 Países produtores, respondendo por 25% da produção mundial.
Atualmente, a cana-de-açúcar é tratada como a mais importante fonte de biomassa energética. O setor sucroalcooleiro responde por cerca de 1 milhão de empregos, dos quais 511 mil diretamente envolvidos na produção da cana-de-açúcar e o restante distribuído na cadeia de processamento de açúcar e álcool.
O pioneirismo coube ao Nordeste, principalmente as regiões de Pernambuco e Bahia. Nesses locais, os engenhos se espalharam e obtiveram grande crescimento econômico. Além de contar com um ambiente propício, outros fatores também foram importantes para o sucesso da empreitada açucareira.
Merece destaque o estado de São Paulo, que produz próximo de 60% de toda a cana, açúcar e etanol do país. ... O segundo maior produtor é o estado do Paraná, com 8% da cana moída no Brasil.
São Paulo tem 172 usinas instaladas, sendo o maior produtor mundial de etanol de cana-de-açúcar.
O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, sendo que São Paulo responde por 55% da área plantada no país. Grande parte das usinas paulistas de processamento de cana podem escolher produzir açúcar ou etanol.
Brasil
Com exceção do açúcar, os produtos derivados da cana incluem melaço, rum, cachaça (bebida tradicional do Brasil), bagaço e etanol. Em algumas regiões, as pessoas usam palhetas de cana para fazer canetas, tapetes, telas e palha.
A cana-de-açúcar (Saccharum officinarum) é originária da Nova Guiné. De lá, a planta foi para a Índia, se difundindo pelo mundo. Os árabes introduziram seu cultivo no Egito no século X e pelo Mar Mediterrâneo, em Chipre, na Sicília e na Espanha.