A soma dos termos de uma PG é calculada pela formula Sn = {a1[(q^n) - 1]}/q - 1. Substituindo os termos temos: S10 = {3[(2^10) - 1]}/2 - 1 --> 3(1024-1) --> 3×1023 --> 3069. A soma dos 10 primeiros termos é 3069.
A razão de uma PG pode ser encontrada a partir da divisão de um termo da sequência pelo seu antecessor. Ao fazer isso, caso ela seja realmente uma progressão geométrica, essa divisão sempre será igual a q. Logo, essa PG possui razão q = 2.
Para encontrar o décimo termo dessa PA, basta continuar somando a razão ao último termo até encontrá-lo. A PA obtida será: 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20... Exemplo: Calcule o 500º termo da PA (2, 5, …).
Clique " Formatar eixo " na coluna da esquerda e clique em " fixo " ao lado de" mínimo ". Digite o valor para o limite inferior em seu gráfico de controle . Clique em " fixo " ao lado de "Máximo ". Digite o limite superior do seu gráfico de controle .
Destacar pontos no gráfico Excel Pressione as teclas ALT+F1 ou em Inserir->Gráfico para que seja criado um gráfico como o abaixo. Como pode perceber o Excel cria automaticamente um gráfico de colunas, para modificar clique com o botão direito em alterar tipo de gráfico e selecione Linhas e altere para a quarta opção.
Os dados para um único ponto deve ser colocado em células adjacentes. Arraste o mouse para destacar todas as células que contêm os dados introduzidos . Clique na guia "Inserir" e , em seguida, clique no botão " Line" no grupo Gráficos . Selecione o tipo de gráfico de linha que atende a sua preferência.
Apresentar os dados em um gráfico de colunas
Para criar um gráfico, você precisa selecionar pelo menos uma célula em um intervalo de dados (um conjunto de células). Siga um destes procedimentos: Se os dados do seu gráfico estiverem em um intervalo contínuo de células, selecione qualquer célula desse intervalo. O gráfico incluirá todos os dados do intervalo.
Cada série de dados deverá ser alocada para uma única célula. As séries de dados podem estar organizadas em linhas ou colunas. Para construção do nosso exemplo, vamos inserir minigráficos de colunas, utilizando o intervalo B8:M9 como Intervalo de dados e N2:N9 como Intervalo de Locais.
Para selecionar um intervalo, selecione uma célula e, em seguida, com o botão esquerdo do mouse pressionado, arraste sobre as outras células. Ou use Shift+Teclas de direção para selecionar o intervalo. Para selecionar células e intervalos de células não adjacentes, segure a tecla Ctrl e selecione as células.