O INTERPRETATIVISMO Ou seja, parte do pressuposto de que as ciências naturais são uma aplicação ou concretização de um modelo conhecido universalmente válido. Portanto, é sempre possível estudar os fenômenos sociais como fenômenos naturais, por maiores que sejam as diferenças entre eles.
O paradigma interpretativista busca entender o mundo pelo ponto de vista dos atores, em um nível de experiência subjetiva. Assim, o mundo social é um processo criado pelos envolvidos (FRANCISCONI, 2008). ... A realidade é baseada no consenso entre intérprete e ator (SCHERER, 2005).
Na introdução, a autora define, de modo claro e completo, a concepção de pesquisa em sala de aula e seus dois paradigmas: o positivismo e o interpretativismo, afirmando que a pesquisa qualitativa insere-se no rol dos estudos interpretativistas.
Paradigmas são, aqui, entendidos como sendo diferentes visões de mundo. ... É a combinação da ontologia com a epistemologia (a primeira determina a segunda) que originam os paradigmas de pesquisa, dentro os quais escolhemos métodos e técnicas de coleta de dados distintas.
Um paradigma técnico-econômico constitui-se num modelo de progresso que incorpora um conjunto fixo de tecnologias (que impactam fortemente na economia e na sociedade) em torno das quais se desempenha a inovação e a atividade econômica (FREEMAN & PEREZ, 1988). ...
Um paradigma de pesquisa está relacionado a determinadas crenças e pressupostos que temos sobre a realidade, sobre como as coisas são (ontologia) e sobre a forma como acreditamos que o conhecimento humano é construído (epistemologia).
Existem os paradigmas de Durkheim, de Marx, de Weber. Na verdade, por exemplo, quando falamos do paradigma Durkheim, podemos assim falar da teoria da integração, da divisão do trabalho ou da teoria do desvio. Na sociologia, sempre irão existir debates entre os paradigmas dos sociólogos.
Paradigmas científicos podem ser entendidos como realizações científicas conhecidas universalmente. Essas realizações, por certo tempo servem um modelo de soluções para os cientistas. ... O método científico: consiste em um paradigma ocidental, empírico, quantitativo e tradicional para estudar as coisas. Teoria da evolução ...
No paradigma qualitativo, a realidade é construída a partir do quadro referencial dos próprios sujeitos do estudo, e cabe ao pesquisador decifrar o significado da ação humana, e não apenas descrever os comportamentos.
Simplificando, a principal diferença entre pesquisa quantitativa e qualitativa é a seguinte: dados quantitativos apresentam os números que comprovam os objetivos gerais da pesquisa, enquanto dados qualitativos permitem compreender a complexidade e os detalhes das informações obtidas.
Tipos de pesquisa qualitativa
Como utilizar a abordagem quantitativa O primeiro passo é definir o problema de pesquisa. Só depois, é possível escolher pelo uso da pesquisa quantitativa. Naturalmente, o tema estudado no trabalho vai indicar se haverá a necessidade de coleta e análise de dados por meios estatísticos ou não.
2) É característica da Pesquisa Quantitativa: Qualidade (natureza e essência). ... Indutivo (pelos pesquisadores). 3) Que tipo de pesquisa visa um maior conhecimento sobre o problema a ser estudado, auxiliando a delimitar melhor a investigação bem como a construção de hipóteses? Exploratória.
A pesquisa quantitativa utiliza uma metodologia baseada em números, métricas e cálculos matemáticos. A pesquisa qualitativa, por sua vez, baseia-se no caráter subjetivo. Ou seja, seu resultado não mostra números concretos, e sim narrativas, ideias e experiências individuais dos participantes.
A pesquisa científica consiste em um processo metódico de investigação, recorrendo a procedimentos científicos para encontrar respostas para um problema. ... São exemplos, os Estudos de Caso (estudo exaustivo e detalhado) e as Pesquisas Bibliográficas (consulta a livros e outros materiais já publicados).
Significado de Pesquisar verbo transitivo Investigar, com a finalidade de descobrir conhecimentos novos. Recolher elementos para o estudo de algo.
São características de um projeto:
Um projeto, em sua melhor definição, é "um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo", segundo o PMBOK (Guia de gerenciamento de projetos). Basicamente, um projeto é um planejamento detalhado com execução de acordo com o previsto para se alcançar um objetivo.
Um projeto é um esforço temporário que tem como finalidade um resultado único e possui recursos delimitados. Um projeto pode ser social, pessoal, cultural, empresarial ou de pesquisa.