Os gametas masculino e feminino de mamíferos originam-se de células germinativas primordiais, as quais tem sua origem extra-gonadal e extra-embrionária (Austin & Short, 1982; Knobil & Neill, 1988). ... O enorme aumento no número de células germinativas ocorre por divisões mitóticas nos ovários e testículos em formação.
Os esporos são também células germinativas, capazes de originarem seres adultos sem fusão com outra célula. Há tecidos, como, por exemplo, a pele, que apresentam camadas de células germinativas que originam células para substituírem as que morrem.
Os tumores germinativos são disfunções benignas ou malignas. Como o próprio nome diz, afetam as células germinativas, aquelas que dão origem aos espermatozóides e óvulos. Eles podem surgir dentro das gônadas, que nos homens são os testículos e nas mulheres os ovários.
Teratoma é um tipo de tumor que surge devido à proliferação de células germinativas, que são células encontradas somente nos ovários e testículos, responsáveis pela reprodução e capazes de dar origem a qualquer tecido do corpo. Assim, é comum que o teratoma surja no ovário, sendo mais frequente em mulheres jovens.