A partir da fórmula molecular C5H10 são possíveis 3 isômeros planos, que são: Etilciclopropano; 1, 1- dimetilciclopropano; 1, 2-dimetilciclopropano. Como o anel ciclopropano tem 3 carbonos, para dar os 5 carbonos, o número total de carbonos nas ramificações deve ser 2.
Resposta. A alternativa (B) é pentEno-1 e ciclo pentano. Ambos de formula molecular C5H10.
A isomeria geométrica ou cis-trans é um tipo de isomeria espacial, também denominada de estereoisomeria e, portanto, os compostos que apresentam esse tipo de isomeria são chamados de esteroisômeros. Ela só ocorre em moléculas alifáticas (de cadeia aberta) que possuem dupla ligação ou em compostos cíclicos.
4- Isomeria Geométrica Os isômeros cis e trans diferem pela fórmula espacial. No isômero cis, os ligantes iguais ficam do mesmo lado do plano da dupla ligação. No isômero trans, os ligantes iguais ficam em lados opostos ao palno da dupla.
Isomeria química é um fenômeno observado quando duas ou mais substâncias orgânicas têm a mesma fórmula molecular, mas estrutura molecular e propriedades diferentes. Divide-se em isomeria de cadeia, isomeria de função, isomeria de posição, isomeria de compensação e isomeria de tautomeria. ...
A isomeria funcional ocorre quando há a mesma fórmula molecular porém a diferença está na função orgânica a que cada molécula pertence. Quando temos um par de isômeros sendo um aldeído e outro enol, ou um cetona e outro enol temos o caso de tautomeria.
“Isomeria é um fenômeno natural em que duas ou mais substâncias diferentes apresentam a mesma fórmula molecular.” O estudo da isomeria é dividido em duas grandes áreas: ... Isomeria plana ou constitucional; Isomeria espacial ou estereoisomeria.
A isomeria é um fenômeno que ocorre quando duas ou mais substâncias diferentes possuem a mesma fórmula molecular, mas diferentes propriedades e fórmulas estruturais. Essas substâncias são isômeras entre si.
Isomeria de compensação ou metameria é quando os isômeros se diferem pela posição do heteroátomo na cadeia carbônica. ... Nesse tipo de isomeria ocorre exatamente isso: uma mudança de posição em uma parte da molécula, sendo que essa “parte” é o heteroátomo. Não pare agora...