Vejamos o significado de “lei”, a partir de sua etimologia: do verbo latino legere, que significa “ler” – norma escrita, que se lê, em oposição às normas costumeiras, que não são escritas.
Incisos de artigos são numerados com algarismos romanos: incisos I, II, III etc. Alíneas de artigos são identificadas por letras minúsculas, às vezes em itálico (alíneas a, b, c etc.). Dessa forma, por exemplo, a indicação “art.
A lei, como regra jurídica, é todo ato normativo imposto coativamente pelo Estado aos particulares, regulando as relações entre ambos e dos particulares entre si. A justiça e a caridade, que estão na base de toda a convivência social, exprimem-se em leis. ...
As leis positivas, na sua maioria, são determinações da lei natural: tais são as leis constitucionais ou as que regulam os direitos civis e políticos. A elas cabe dar todas as exatidões que a vida social reclama. As leis positivas recebem seu poder da simples vontade humana.
Em sentido amplo, 'justa' pode ser uma lei, uma disposição, uma determinada ordem, na medida em que correspondem à idéia do Direito.
(EN V, 1 1129 a 31-34)4. Então, injusto será tanto o homem que viola a convenção ou lei da comu- nidade, quanto o homem que toma para si mais do que lhe cabe. E, por oposição, será justo tanto o homem que age de acordo com a convenção ou lei da comunidade, quanto o homem que toma para si exatamente aquilo que lhe cabe.
1 Conforme à justiça, à razão e ao direito. 2 Que é imparcial no julgamento; íntegro, probo, reto. ... 5 Que é devido por direito ou dever; merecido. 6 Que é moralmente correto, que tem justeza.
Transgressão significa a ação humana de atravessar, exceder, ultrapassar, noções que pressupõem a existência de uma norma que estabelece e demarca limites. ... O ato de transgredir é o mesmo que fazer algo contra, ou agir de modo irregular.
Tsadic, tzaddik ou tzadik (em hebraico: צדיק, "justo"; pl. ... A raiz da palavra tsadic, é tzedek(צדק), que significa justiça ou integridade, também a raiz de tzedakah ('caridade', literalmente 'retidão').
“A justiça é a qualidade de uma conduta humana específica, de uma conduta que consiste no tratamento dado a outros homens. O juízo segundo o qual uma tal conduta é justa ou injusta representa uma apreciação, uma valoração da conduta.
«Justiça» é uma ideia central da Bíblia hebraica. ... Nos salmos, além da ideia de ordem, indica frequentemente uma acção que se conforma à ordem estabelecida, dando ao outro o que lhe corresponde e restaurando-o na sua devida dignidade.
Em Mateus 6:1 lemos “Tenham o cuidado de não praticar suas obras de justiça diante dos outros para serem vistos por eles.” Jesus Cristo fala em “obras de justiça” que na verdade, são obras de amor. ... Boa parte do ministério de Jesus foi dedicado aos pobres e desprivilegiados na sociedade judaica.
Justiça é algo que Deus quer de nós “Fazer justiça e juízo é mais aceitável ao Senhor do que sacrifício.” Provérbios 21:3. ... “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;.” 2 Timóteo 3:16.
“Quando o justo governa, o povo se alegra, mas quando o ímpio domina, o povo geme” – Provérbios 29:2. Eu estou aqui, pedindo ao amigo leitor que faça uma analise desse versículo da Bíblia.
No âmbito da justiça, o juízo pode ser considerado o conjunto de atividades desempenhadas pelos juízes no exercício de suas funções. O juízo ainda pode ser o órgão do Poder Judiciário onde são executadas as atividades do direito, através de juízes e pelo tribunal.
João 16.
Vontade divina; decreto da Providência. (Mais usado no plural.) Sentença recta e imparcial. Predição que do ano se faz nas folhinhas e almanaques.