EQST

Quais Os Indicadores De Sade Utilizados Na Odontologia?

Quais os indicadores de saúde utilizados na odontologia?

Os indicadores pactuados pelo Ministério da Saúde são: cobertura de primeira consulta odontológica programada e proporção entre exodontias de dentes permanentes e procedimentos odontológicos individuais; e razão entre procedimentos odontológicos coletivos e a população de 0 a 14 anos de idade.

Por que a fluorose dentária é considerada um problema de saúde pública?

A fluorose dental torna-se então um problema relevante em saúde pública, porque em suas formas moderada ou severa, provoca alterações funcionais e estéticas que interferem na formação da personalidade, na inserção no mercado de trabalho, exige tratamento odontológico de alta complexidade em casos mais graves, tem ...

Como diagnosticar fluorose?

O diagnóstico da fluorose dental requer uma inspeção adequada após limpeza e secagem de todos os dentes, sob iluminação apropriada. A aparência clínica da fluorose leve inclui a presença de estriações brancas, difusas, opacas e bilaterais que correm ao longo do esmalte.

Como prevenir fluorose dental?

Confira algumas dicas dadas pelo especialista que ajudam a prevenir a fluorose dentária a seguir!

  1. 1) Prefira produtos específicos para cada faixa etária. ...
  2. 2) Informe-se sobre os níveis de flúor da água. ...
  3. 3) Evite a ingestão de produtos fluoretados. ...
  4. 4) Esteja atento às medicações. ...
  5. 5) Uma alimentação equilibrada é fundamental.

Como acabar com a fluorose dentária?

"A melhor maneira de tratar é com a microabrasão, um tratamento feito no consultório odontológico que une a aplicação de flúor e pedra pomes", explica. Já na fase adulta, o paciente também pode optar pelo clareamento dental ou colocação de facetas de porcelana para esconder as manchas.

O que causa fluorose dental?

Fluorose dentária - causas Como principais causas para a fluorose dentária podemos apontar o consumo de água excessivamente fluoretada, ou certos alimentos e produtos industrializados, juntamente com a ingestão prolongada de algum tipo de gotas ou comprimidos contendo flúor.

Quem tem manchas brancas nos dentes pode fazer clareamento?

É preciso deixar claro que o clareamento dental não causa manchas. No entanto, áreas hipoplásicas (manchas brancas, áreas de hipocalcificação) previamente presentes na superfície de esmalte, e muitas vezes imperceptíveis, podem ser evidenciadas durante o clareamento.

Como é feita a microabrasão?

A técnica de microabrasão do esmalte divulgada por Croll & Cavanaugh3, foi descrita como um procedimento pelo qual uma pequena camada superficial do esmalte, que apresenta alguma forma de alteração - cor, estrutura ou desmineralização -, é removida por meio da ação conjunta de um agente erosivo (ácido) e um agente ...

Qual a diferença entre faceta de resina e porcelana?

A resina composta é um material muito utilizado em restaurações dentárias, pois tem um custo acessível e boa durabilidade — apesar de ser menos durável do que a porcelana. ... A porcelana é um material com qualidade superior à resina, mas nem sempre ela é o material mais indicado para o tratamento com as facetas dentais.

Como funciona a resina nos dentes?

Uma das principais aplicações da resina nos dentes acontece no procedimento de restauração. Conhecida popularmente como “obturação”, é feita para recuperar a estrutura dos dentes após danos causados pelas cáries. Antigamente, essa cobertura era feita principalmente com amálgama de prata.

Quando usar resina composta?

As resinas compostas devem ser usadas em casos de restaurações diretas e indiretas, selante de fóssulas e fissuras, núcleo de preenchimento, reconstruções dentais e facetas diretas e indiretas.

Precisa desgastar o dente para colocar resina?

O procedimento consiste em um laminado colado na superfície externa dos dentes e pode ser feito com resina ou com faceta de porcelana. Dependendo do histórico dentário do paciente, em alguns casos, para que o procedimento seja feito, é preciso desgastar os dentes naturais para colocar os postiços.

Precisa desgastar o dente para colocar faceta?

Na colocação da lente dental, o processo de desgaste do dente (lixar) é mínimo ou nenhum. Já no tratamento com a faceta de porcelana, precisa desgastar bem o dente para poder “colar” a faceta nele.

Como é feita a faceta de resina?

A etapa de confecção das facetas de resina é a parte que mais interessa aos pacientes. Nela, restos de restaurações antigas são removidos e, se necessário, são realizados desgastes dentários adaptativos – tudo para que a superfície final dos dentes esteja livre de materiais odontológicos e manchas.

Quem faz faceta de resina?

Por Luís Gustavo Leite, dentista especializado em tratamentos com facetas dentárias em resina e porcelana em Porto Alegre. A harmonia e sofisticação dos tratamentos estéticos de transformação do sorriso com facetas em porcelana e lentes de contato dental é um desejo para muitos indivíduos.